Saiba Mais Sobre o Estilo Rauchbier

image-004

 

Rauchbier significa, literalmente, “cerveja esfumaçada” em alemão. O estilo Rauchbier é uma especialidade histórica da cidade de Bamberg, na região da Francônia, no norte da Baviera, na Alemanha. O malte defumado de madeira de faia é usado para fazer cerveja amber lager estilo Märzen. O caráter de malte defumado varia segundo a maltearia; algumas cervejarias produzem seu próprio malte defumado (Rauchmalz). Essas lagers defumadas geralmente apresentavam uma característica bem maltada e um intenso caráter de fumaça, mas sem ser excessivo. O estilo ainda é produzido dessa forma tradicional por muitos fabricantes da cidade de Bamberg.

franconia-notch

Francõnia

Segundo o Beer Judge Certification Program (BJCP) o estilo pode ser definido como descrito abaixo.

Impressão geral: uma amber lager alemã elegante, maltada, com um caráter defumado de madeira de faia equilibrado, complementar. Aroma e sabor de malte ricamente tostado, mas com amargor restrito. Sabor de defumado de baixo a alto, e um perfil de fermentação limpo com um final atenuado.

Aroma: mescla de esfumaçado e malte, com um balanço e intensidade variável. O caráter de esfumaçado de madeira de faia pode variar de sutil para bastante forte, e pode parecer defumado, lenhoso ou bacon. O caráter de malte pode ser baixo a moderado, e ser um pouco rico, tostado ou maltado doce. Os componentes de malte e de esfumaçado são, muitas vezes, inversamente proporcionais, quando o esfumaçado aumenta, diminui o malte e vice-versa. Aroma de lúpulo pode ser de muito baixo a nenhum. Perfil de fermentação lager limpo.

Aparência: deve ser uma cerveja muito limpa com uma espuma volumosa e cremosa, rica, de cor creme a bronzeada. Cor âmbar acobreado a marrom escuro.

schlenkerla_high

Fachada da Cervejaria Schlenkerla, na cidade de Bamberg, Alemanha

Sabor: geralmente segue o perfil de aroma, com uma mescla de esfumaçado e de malte em vários balanços e intensidades, mas sempre complementar. As características de Märzen devem ser evidentes, especialmente maltadas, muito tostadas, mas com o sabor esfumaçado de madeira de faia de baixo para alto. Nos níveis mais altos, o esfumaçado pode dar um caráter semelhante ao presunto ou bacon, o que é sempre aceitável. O paladar pode ser um pouco maltado, rico e doce, entretanto, o final pode tende a ser de semi-seco a seco, com o caráter de esfumaçado, por vezes, ampliando a secura no final. O retrogosto pode refletir tanto a riqueza do malte como os sabores de esfumaçado, com uma desejável apresentação balanceada. Amargor do lúpulo moderado. Sabor de lúpulo moderado a nenhum, com notas de especiarias, florais ou herbais. Perfil de fermentação limpo lager. Características ásperas, amargas, de queimado, carbonizado, emborrachadas, sulfurosas ou de esfumaçado fenólico são inadequadas.

Sensação na boca: corpo médio. Carbonatação de média a média-alta. Caráter lager macio e suave. Adstringência significativa e dureza fenólica são inadequadas.

Malte Rauchmalz

Ingredientes característicos: malte Rauchmalz alemão (malte Vienna defumado em madeira de faia), compreendendo de 20 a 100% da moagem, sendo o restante da composição de maltes, também alemães, empregados normalmente em uma receita de Märzen. Algumas cervejarias ajustam a cor com um pouco de malte torrado. Leveduras lager alemãs. Lúpulos alemães ou tchecos.

Estatísticas:

rauch2

Malte Rauchmalz

OG: 1.050 – 1.057

FG: 1.012 – 1.016

IBUs: 20 – 30

SRM: 12 – 22

ABV: 4.8 – 6%.

 

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s