20 Fatos e Curiosidades Sobre a Cerveja

Vamos listar 20 fatos e curiosidades sobre cerveja para você, amante desse líquido sagrado, ampliar seus conhecimentos e se destacar nas conversas, como um autêntico zitólogo!

 

1 – O estudo da cerveja e sua fabricação é chamado de zitologia.

 

2 – A receita mais antiga já encontrada data de mais de 5000 anos e está escrita em tabletes de pedra, em forma de música.

receita_ninKasi

receita de cerveja no hino à divindade Ninkasi

 

3 – O anúncio mais antigo data de mais de 4000 anos, está escrito em tabletes de argila e adornado com uma mulher de seios fartos segurando duas canecas e com os dizeres “beba a cerveja Ebla, a cerveja com o coração de um leão”.

 

4 –  Os primeiros fabricantes profissionais de cerveja eram mulheres.

 

5 – Os lúpulos usados na fabricação da cerveja são da mesma família de plantas que a maconha.

 

6 – Bebida e direção não combinam. O primeiro acidente que se tem registro foi no antigo Egito, um homem foi preso por atropelar (com uma biga) uma virgem vestal da deusa Hathor.  O culpado foi crucificado na porta da taverna que vendeu a cerveja e o corpo deixado lá até os escaravelhos o reduzirem apenas aos ossos.

 

7 –  A Bélgica é o país com o maior número de marcas de cerveja, mais de 400!

 

8 – Cenosilicafobia é o nome do medo de ver um copo, em geral, de bebida alcoólica, vazio.

 

9 –  A cerveja mais cara do mundo é a Vielle Bon Secours. Cada garrafa custa em torno de 1000,00 libras, e é vendida em apenas uma bar, em Londres, na Inglaterra.

vielle

Vielle Bom Secours

 

10 – A revolução na agricultura se deu pela necessidade de produzir mais cerveja. Esta necessidade levou, por exemplo, à invenção do arado e do sistema de irrigação.arado

 

11 – Os antigos Incas produziam sua cerveja de uma forma inusitada: garotas de 8 a 10 anos de idade mastigavam o milho até que ele estivesse em uma determinada consistência e, então, cuspiam essa massa em tinas de água quente, que era deixada descansar por várias semanas.  Depois de fermentado, essa mistura era coada.

 

12 – A cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento é a alemã Bayerische Staatsbrauerie Weihenstephan, fundada no ano de 1040.weihen

 

13 – Cerveja em prol da saúde. A cerveja contém praticamente todos os minerais que necessitamos para sobreviver. Era a parte mais importante da alimentação durante a Idade Média, quando a boa nutrição era rara. Beber não era coisa de adultos apenas, as crianças também consumiam cerveja como fonte de energia e nutrientes.

 

14 – A cerveja nos torna mais inteligentes. Um estudo do jornal inglês New England Journal of Medicine demonstrou que mulheres que bebem cerveja moderadamente tem funções cognitivas melhores que as que não bebem. As pesquisas apontam que o álcool aumenta o colesterol HDL (o bom colesterol) que está associado ao baixo risco de doenças cardíacas e melhor desempenho cognitivo.

 

15 – A cerveja previne pedra nos rins. Um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology apontou uma redução de 40% no risco de pedra nos rins em homens de meia idade que consomem ao menos uma garrafa por dia.

 

16 – Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, a cerveja fortalece os ossos, pois protege a densidade mineral óssea, devido seus altos níveis de silício, o que permite o depósito de cálcio e outros minerais no tecido ósseo.

 

17 – No século 19, em Munique, na Alemanha, para as mulheres poderem amamentar seus filhos, deveriam beber até sete pints de cerveja por dia, de acordo com a crença local.

 

18 – Uma das leis mais antigas do mundo é sobre cerveja. O rei babilônio Hammurabi decretou que todas as pessoas deveriam ter uma porção diária de cerveja, conforme seu status social.hammurabi

 

19 – A República Tcheca é o país com o maior consumo de cerveja per capta do mundo, enquanto a China tem o maior consumo total e é o mercado mais emergente. Os Estados Unidos é o segundo lugar em consumo total e apenas o décimo primeiro em consumo per capta.

 

20 – As primeiras latas de cerveja foram produzidas em 1935. Os consumidores já não iam tanto à tavernas e as cervejarias precisavam de uma forma de levar suas cervejas até a casa das pessoas. Essas embalagens menores (latas) facilitaram a comercialização das cervejas.1935beerCan

 

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s