Saiba Mais Sobre os Estilos Belgas de Cerveja

 

Como podemos não amar um país que tem os melhores waffles, os melhores chocolates e muitas das melhores cervejas? Impossível! A Bélgica é um país que nos fornece muitas cervejas, tanto em quantidade, diversidade e qualidade, além de sua importância cultural. Todas as cervejas creditadas com o nome do país parecem ter histórias e características especiais, desde IPAs amargas até as suaves Lagers. Aqui vai um pequeno guia para você aproveitar toda essa diversidade cervejeira.

 

Abbey Ales

Quando pensamos em cerveja belga, a imagem que nos vem à mente é um monge vestido com sua túnica marrom, segurando um cálice de cerveja. E as Abbey Ales são um grande ponto de partida. Estamos falando de Dubbels, Tripels e Quadrupels, que ficaram famosas por seus fabricantes monásticos e suas tradições seculares.

monges

 

Dubbeldubbel

Em 1926 o estilo toma sua forma moderna com o lançamento de uma cerveja chamada Dubbel Bruin, pelo Monastério de Westmalle. O sucesso dessa cerveja criou uma onda de imitações e solidificou Dubbel como um estilo reconhecido. Hoje, não mais produzidas apenas em monastérios, tem como características principais a coloração marrom claro, teor alcoólico moderado (de 6-8% ABV) e açúcar de beterraba caramelizado. Esse açúcar dá grande parte da cor e deixa a cerveja com um corpo leve.

 

Tripeltripel

Sua origem é assunto de debate, mas, uma coisa é certa: como a Dubbel, a Tripel moderna foi popularizada pelo Monastério de Westmalle. Como a Dubbel, também é produzida com uma generosa porção de açúcar de beterraba, porém, não caramelizado. O açúcar aumenta o teor alcoólico, deixa o corpo leve mas não impacta na cor. Sua bela coloração dourada provém, principalmente, do malte levemente tostado. No sabor pode apresentar toques cítricos e de frutas. O teor alcoólico é ligeiramente superior ao estilo Dubbel, de 7-10% ABV.

 

 

Quadrupel

Basicamente, o estilo é uma versão turbinada do Dubbel. Mais forte em todos os sentidos, com os mesmos ingredientes e sabores. Estamos falando de ameixa, uva passa, caramelo, especiarias e um teor alcoólico que pode chegar a 12% ABV. O estilo Quadrupel também pode ser chamado de Belgian Strong Dark Ale.

 

Farmhouse Ales

Deixando os monastérios, vamos focar nossa atenção em terras agrícolas que agora são o norte da França e o norte da Bélgica. Essa região é o berço das Farmhouse Ales Saison e Bière De Garde. Como o nome sugere, estes são estilos baseados na vida em uma fazenda, sendo produzidas e consumidas conforme as estações do ano.

 

Saisonsaison

É uma cerveja pálida, muito carbonatada, seca, com aromas cítricos e altamente condimentada. O estilo, que em francês significa estação, nasceu da necessidade. Os meses de inverno eram muito duros para os fazendeiros, pois não era possível cultivar muitas coisas. Então, eles aproveitavam as sobras das colheitas de outono para produzir a cerveja que seria consumida para os trabalhadores temporários que trabalharão nas colheitas dos meses mais quentes, assim, não havia desperdício, os trabalhadores tinham uma hidratação segura e, após a fabricação da cerveja, os animais eram alimentados com os grãos utilizados.

Bière de Garde

É uma cerveja um pouco mais refinada. Não tem a mesma suavidade da Saison, mas ganha em força e presença do malte. Pode ser encontrada em versões como Pale (ou Blonde), Amber (Ambrée) e Brown (Brune), todas com diferentes sabores de malte. Em todas elas, a levedura é menos proeminente no sabor em relação à Saison. É fermentada em temperaturas mais baixas, o que limita o sabor de frutas e especiarias oriundas de fermentações mais quentes.

 

Outros Estilos Belgas

 

Belgian Strong Pale Ale e Belgian Blondebelgianstrongpale

A Belgian Strong Pale Ale, também conhecida como Belgian Strong Golden, é uma invenção recente, creditada ao fabricante Duvel Moortgat. A cerveja que deu início é conhecida, simplesmente, como Duvel (que significa diabo) e teve seu auge na década de 1970. Forte, extremamente carbonatada, seca, de cor suave e levemente mais amarga.

Cervejas do estilo Belgian blonde não são tão fortes quanto as Belgian Strong Pale Ales e Tripels (com um ABV de 6-8%), são mais doces e tendem a ser menos amargas, com um sabor mais frutado.

 

Belgian Pale Alebelgianpale

Apesar do nome, esse estilo tem mais em comum com o English Pale Ale do que com o Belgian Strong Pale Ale. Tem coloração âmbar e teor alcoólico moderado (4,5-6% ABV), com aroma frutado e um final terroso.

 

 

 

Witbierwit

Com raízes que datam da idade média, o estilo Witbier só despertou o interesse do público em meados do século 20, na década de 1950, quando Pierre Celis reviveu o estilo em sua cervejaria, em Hoegaarden, na bélgica. Fabricada com trigo não maltado, coentro e casca de laranja é extremamente refrescante. De corpo leve, teor alcoólico moderado (4,5-5,5% ABV) e um ótimo equilíbrio entre os sabores apimentados e cítricos.

 

Sour Ales

 

Lambic e Gueuzelambic

O estilo Lambic é raro, produzido apenas por alguns fabricantes. É uma cerveja seca, levemente azeda. É o resultado da fermentação espontânea, utilizando levedura selvagem e bactérias normalmente presentes no ar. Estes organismos consomem o açúcar, produzindo o álcool e os sabores que tornam esse estilo tão incomum.

O estilo Gueuze é uma mistura de lambics novas e velhas. É uma cerveja pálida, seca, complexa e com sabores diferentes que podem ir de carvalho até mel e salgado.

 

Flanders Red e Flanders Brownflanderssour

 

Lambic não é o único estilo azedo da Bélgica. Flanders Sours são nativas do norte da Bélgica e estão disponíveis em duas variedades: Flanders Red e Flanders Brown (ou Oud Bruin). De coloração vermelho escuro, sabor frutado e avinagrado e azedume proveniente do vinagre da fermentação bacteriana em barris de carvalho.

Flanders Brown Ales são similares às Red Ales, mas tendem a ser mais maltadas. O sabor frutado é, geralmente, de ameixa, figo e outros frutos vermelhos. Também são menos avinagradas e, portanto, menos azedas.

 

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s