A Vida Útil das Cervejas Artesanais

interno_1

 

Uma cerveja que não foi aberta estraga? A resposta mais simples é “sim”, porém, o certo é “depende”. Ficou confuso? Você não está sozinho.

A vida de uma cerveja não termina após a fermentação e o envase. Como o vinho, ela continua envelhecendo e mudando com o passar do tempo. Ela está em seu auge nos primeiros meses após a fabricação, e vai decaindo vagarosamente. Os sabores diminuem, ocorre a oxidação e a estrutura das proteínas que dão corpo começam a quebrar.

Antes de determinar se uma cerveja está estragada, hp3primeiro você precisa localizar a data de validade na garrafa ou lata. Normalmente, nas garrafas, está no rótulo ou no gargalo e, nas latas, quase sempre está na parte de baixo.

Agora que você encontrou a data… pera, encontrou um número ao invés de uma data? Provavelmente essa cervejaria está usando o formato Juliano de data que, apesar de ser pouco conveniente, é simples de entender. Os dois primeiros números representam o ano, por exemplo, 8 ou 18 representam 2018, e o restante representam o dia, dentro dos 365 dias do ano (366 nos anos bissextos). Nessa formatação, 31 de dezembro de 2016 poderia ser 6366 ou 16366 (2016 foi ano bissexto).

 

Validade das cervejas artesanais

Qual é o período de tempo aceitável antes que a cerveja esteja ruim para o consumo? Não existe uma resposta simples para essa pergunta, mas, temos algumas dicas que você pode seguir. Primeiro de tudo, lembre-se que dificilmente uma cerveja estará estragada, entretanto, é possível que ela perca seu sabor ou adquira novos.

 

bottlecode2011

O estilo importa

Nem todos os estilos são iguais, então, não é de se espantar que os diferentes estilos reagem de formas distintas ao envelhecimento.

De maneira geral, estilos como IPA, Pale Ale, Kölsch e Amber têm data de validade de 120 dias. Cervejas mais escuras têm uma validade de 180 dias. As Stouts e as envelhecidas em barris de ABV 9% ou superior podem durar mais de uma ano.

 

O tipo de embalagem importa

O grande debate entre envase em lata ou em garrafa continua a ser um tópico relevante. As latas estão sendo cada vez mais utilizadas, porém, as garrafas ainda são o meio mais comum. Alguns fabricantes ainda preferem o método tradicional de envase, mas o vidro permite a passagem da luz, especificamente da luz UV, que é uma inimiga da cerveja. Mesmo as garrafas mais escuras que protegem melhor que as garrafas verdes, permitem a passagem da luz UV, portanto, as garrafas devem ser armazenadas de forma adequada, evitando a exposição à luz. Essa é a vantagem das latas, a luz não chega à cerveja.

 

Veja algumas dicas para garantir a longevidade da sua cerveja

  • Compre de locais que armazenam de forma correta
  • Mantenha-a refrigerada, isto retarda o processo de envelhecimento.
  • Evite a exposição à luz
  • Consumir, de preferência, em até 4 meses após a fabricação.

 

Para a maioria dos estilos, qualquer coisa acima de 180 dias estão vencidos. Porém, como já mencionamos em uma matéria anterior (leia aqui), eles ainda podem ser consumidos sem grande preocupação.

 

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s