NEW ENGLAND IPA: um estilo próprio ou apenas outra IPA?

hops

 

Não faz muito tempo e nós nem fazíamos ideia do que era New England IPA (NEIPA). Agora, é impossível ir a qualquer lugar sem ver ou ouvir falar sobre elas.

Se você não está familiarizado com as New England IPAs, não se preocupe, nós vamos te ajudar a entender um pouco sobre essa nova tendência do mundo cervejeiro.

O NEIPA é um estilo próprio? Segundo a Brewers Association, temos 4 estilos diferentes de IPAs, mas o New England não é um deles. Alguns dirão que é um estilo próprio e que deveria ser reconhecido como tal, outros que ele se encaixa em um dos estilos pré-definidos.

59c69cd90f831

Por isso, decidimos fazer uma pequena pesquisa sobre o assunto.

O número de estilos é enorme e, para ajudar na compreensão deles, a Brewers Association disponibiliza descritivos detalhados. Nessa lista, temos 4 estilos de IPAs, o American IPA, Imperial IPA (ou Double IPA), o Session IPA e o England IPA. Cada qual com suas peculiaridades que os definem como estilos únicos.

Vendo os detalhes de cada estilo, percebemos que eles são similares, mas com características exclusivas que os separam. Por exemplo, a American IPA é frutada e tem um ABV (alcohol by volume – volume alcoólico) moderado enquanto a English IPA é mais floral e com um ABV baixo. Uma coisa que todos tem em comum de forma imprescindível é o nível de amargor, que é de média a alto. Então, em qual categoria se encaixa o New England IPA?

Vamos iniciar essa análise tentando encaixar o NEIPA nesses estilos.

Aqui estão algumas características que definem as English IPAs: lúpulos terrosos, herbais e amargor seco de médio a alto. Nenhuma delas se encaixa no NEIPA.

Vamos dar uma olhada no Session IPA. Mesmo sendo bem lupulada, a limitação de 5% do ABV e o amargor de médio a alto eliminam o estilo desse encaixe.

Vamos ver agora o Imperial/Double IPA. Este estilo com alto ABV é um dos preferidos dos amantes de IPA. É turvo devido ao dry hopping, característica comum ao NEIPA também. Tem forte aroma de lúpulo, é extremamente encorpado, mas, o que elimina a NEIPA de se enquadrar no estilo é o alto amargor e o distinto gosto do álcool no sabor. Ambas características não estão presentes nas NEIPAs.

Por fim, temos as American IPAs. Esta é, provavelmente, a categoria onde a maioria das pessoas coloca a NEIPA. Ambos estilos compartilham o perfil de sabor frutado, são turvos, e o ABV muito próximo. Entretanto, temos um fator excludente decisivo: o amargor do lúpulo é de médio a muito alto nas American IPAs.

Beer-92

Baseados nessas comparações, não podemos enquadrar o NEIPA em um estilo pré-definido.

O que define o NEIPA com estilo próprio

A principal característica que define o NEIPA como estilo próprio é o baixo amargor. Todos os outros estilos de IPA possuem, no mínimo, amargor médio, enquanto que a maioria tem amargor alto. Sem esse amargor, as NEIPAs são fáceis de beber e ainda entregam muito sabor.

Existem muitos tipos de IPAs para apenas essas 4 categorias. Nos bares e lojas especializadas, as IPAs dominam as prateleiras com uma infinidade de opções, o que força a utilização de temos como American IPA, East Coast IPA, West Coast IPA, White IPA, etc. Não temos categorias suficientes para descrever essa enorme gama de sabores. O mercado de cervejas artesanais está evoluindo, os guias de estilo devem evoluir também.

 

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s