Saiba mais sobre o estilo Witbier

wit1

Witbier é um estilo de cerveja belga de 400 anos de idade, que desapareceu em 1950, e que, mais tarde, foi revivido por Pierre Celis, em Hoegaarden, e tem crescido em popularidade ao longo do tempo, tanto entre os cervejeiros artesanais modernos, como entre os grandes produtores do mercado, que a veem como uma cerveja sazonal de primavera/verão um pouco frutada.

O Beer Judge Certification Program (BJCP) define o estilo como descrito abaixo.

Impressão Geral: uma ale à base de trigo, refrescante, elegante, saborosa, de moderada intensidade.

Aroma: moderado maltado doce (muitas vezes com leves notas de mel e/ou baunilha), com aroma suave de trigo, condimentos e grãos, geralmente com um pouco de acidez. Moderado perfume de coentro, na maioria das vezes com uma complexa nota herbal, picante, ou apimentada ao fundo. Moderado frutado cítrico de laranja. Um baixo aroma de lúpulo condimentado-herbal é opcional, mas não deve nunca se sobrepor as outras características. Aroma vegetal, como de aipo, ou aromas como de presunto são inapropriados. As especiarias devem se misturar com os aromas frutados, florais e doces e não devem ser excessivamente fortes.

Aparência: cor amarelo palha muito pálido ao dourado muito claro. A cerveja é muito turva em razão do amido dos grãos e/ou leveduras, o que lhe dá uma aparência leitosa, esbranquiçada-amarelada. Espuma densa, branca, como de mousse. A retenção de espuma deve ser muito boa.

wit2

Sabor: agradável sabor de grãos maltados doces (muitas vezes com um caráter de mel e/ou baunilha) e um frutado de laranja. Refrescante e borbulhante com um final seco e, muitas vezes ácido. Pode ter um baixo sabor de pão de trigo. Os sabores herbais e condimentados, que podem incluir coentro e outras especiarias são comuns, mas, devem ser sutis e balanceados, e não pungentes. Um sabor de lúpulo condimentado-terroso é de baixo a nenhum, e se perceptível, nunca fica no caminho das especiarias. O amargor do lúpulo é baixo a médio-baixo, e não interfere com os refrescantes sabores de frutas e especiarias, nem persiste até o final. O amargor da casca da laranja não deve estar presente.

Sensação na Boca: corpo médio-baixo a médio, muitas vezes tendo uma leve cremosidade do trigo não maltado e, ocasionalmente, da aveia. Apesar do corpo e cremosidade, o final é seco e muitas vezes um pouco acre. Caráter efervescente da alta carbonatação. Refrescante, de leve acidez e sem amargor no final. Sem aspereza ou adstringência da casca de laranja. Não deve ser excessivamente seca, nem deve ser espessa e pesada.

Comentários: a presença, o caráter e o grau de condimentação e acidez láctica variam. As cervejas excessivamente condimentadas e/ou acres não são bons exemplos do estilo. Coentro de certas origens podem dar um inapropriado caráter de presunto ou aipo. A maioria dos exemplares parecem ser de aproximadamente 5% de ABV.

Ingredientes Característicos: cerca de 50% de trigo não maltado e 50% de malte de cevada claro (geralmente malte Pils) constituem a moagem. Em algumas versões, até 5-10% pode ser usado aveia crua. Especiarias de semente de coentro recém moído ou, às vezes, casca de laranja complementam o aroma doce e são muito característicos. Outras especiarias (por exemplo, camomila, cominho, canela, pimenta-da-guiné) podem ser utilizados para dar complexidade, mas são muito menos proeminentes. A levedura Ale propensa à produção de sabores condimentados suaves são muito características. Em alguns casos, é realizada uma fermentação láctica muito limitada, ou a adição real de ácidos lácticos.

Comparação de Estilos: baixo nível de amargor com um balanço similar a uma Weissbier, mas com as especiarias e o carácter cítrico provenientes de adições, ao invés da levedura.

Estatísticas:

OG: 1.044 – 1.052

FG: 1.008 – 1.012

IBUs: 8 – 20

SRM: 2 – 4

ABV: 4.5 – 5.5%

Exemplos Comerciais: Mikkeller Not Just Another WitFaxe WitbierDoktor Bräu WitaminaWittekerke WitVedett Extra WhiteDu Bocq Blanche de NamurOri WitbierAmazon Beer WitBier Taperebá.

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s