Os Bares do Futuro

Incerto quanto o futuro aparenta ser esses dias, ao menos podemos esperar que nossos bares fiquem mais inteligentes. Os dias de acenar para o barman ou garçom para pedir seu próximo pint podem estar contados, caso a tecnologia do Smart Cube realmente pegue.

bar_futuro3

O Smart Cube é um aparelho em formato de cubo de gelo, que fica dentro da bebida e usa tecnologia Bluetooth para se comunicar em tempo real com um aplicativo para tablet, o que permite aos funcionários do bar saber quando seu copo está praticamente vazio. Ele consegue isso devido a seus sensores que medem o nível do líquido. A Bacardi Limited desenvolveu a tecnologia para seu Martini Vermouth, mas sua utilização pode ser muito além de coquetéis, e, uma vez que o cubo é feito de uma resina não tóxica e insípida, não altera o sabor da cerveja.

Falando sobre beber de forma inteligente, outra inovação de relativa simplicidade, e que deve ser implantada mais rápido que o Smart Cube, é o Glassify Smart Glass, um copo com um chip de tecnologia NFC (near field communication) que pode ser lido por um leitor de QR code para smatphones. Uma deslizada de dedo pode desbloquear bebidas personalizadas ou cupons de fidelidade, por exemplo.

A tecnologia nem sempre tem uma função diretamente relacionada a transações comerciais. Bares são um recanto recreativo, e, algumas vezes, o objetivo da inovação tecnológica pode ser o prazer pessoal. Uma empresa chamada RichTech está desenvolvendo bares e mesas que exibem diversas imagens em movimento, podendo ser qualquer coisa, desde flores, flocos de neve, nuvens, até coisas mais abstratas. Essas imagens são projetadas na superfície, mas não são uma distração passiva, são totalmente interativas, podendo ser manipuladas ao toque.

O verdadeiro bar do futuro, entretanto, não será na Terra. Uma vez que os voos espaciais comerciais se tornem realidade (e acessíveis), naves extraplanetárias irão incluir bares totalmente abastecidos (as pessoas precisarão acalmar os nervos ao sair da atmosfera terrestre), mas, não espere encontrar cerveja lá. Bebidas carbonatadas são proibitivas em gravidade zero. Não existe arroto no espaço, pois o gás fica dentro do estômago e se funde com os sólidos, tornando-se uma desagradável e incômoda massa. Temos, então, uma boa oportunidade para cervejas não carbonatadas, como a Sam Adams Utopias.

bar_futuro2

O que parece ser a lista de cervejas escrita a giz é, na verdade, uma projeção sobre um quadro negro.

Consumir bebidas não carbonatas em gravidade zero já é bem difícil, pois o líquido não fica no copo e sim flutuando por todo lado. Os executivos de mercado da Ballantine´s Blended Scotch Whisky encomendaram à Open Space Agency a criação de um copo compatível com essa situação. Em sua base está incluso um imã que ajuda a manter tudo em seu devido lugar. Já imaginou degustar sua cerveja preferida tendo como pano de fundo a Terra vista do espaço? Realmente, a fronteira final!

 

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s