Como organizar uma degustação de cervejas

degusta_interno

Você e seus amigos alguma vez quiseram aprender mais sobre cervejas artesanais, mas não estavam seguros por onde começar? Então, porque não organizar uma degustação em casa? É mais barato, você garante que não será barulhento e pode escolher o que servir. Também permite que você experimente uma gama maior de amostras, o que é uma ótima maneira de distinguir o que você gosta e o que compraria novamente.

Você não precisa ser um expert de degustação para organizar esse evento, mas precisa oferecer uma certa estrutura. Uma degustação deve ser sempre divertida, e, ao mesmo tempo, ter um componente educacional para os convidados. Pense nisso como um workshop, não uma palestra. Aqui vão algumas dicas para começar.

Escolha um tema

O ideal é que você consiga explicar o conceito da degustação de forma simples, como por exemplo, “iremos comparar Porters e Stouts“. Você pode escolher degustar um grande número de amostras, ou algo menor e mais focado.

Monte a lista de convidados

A degustação terá mais sucesso se os convidados tiverem um nível de habilidade e interesse similares e se eles já se conhecerem. As pessoas devem ser capazes de discutir sobre as cervejas sem que apenas uma domine o discurso. Tenha em mente que o número de convidados também afeta o clima do ambiente. Um número reduzido vai permitir uma degustação mais séria e intima, enquanto que grupos grandes serão mais como uma festa e menos educativo. De 4 a 10 pessoas é um bom número para a maioria das degustações caseiras.

Conheça seu público

Você quer que seja educacional ou puramente diversão? O quão técnico você quer que as discussões sejam? Qual o nível de conhecimento das pessoas? Entenda o que o público quer e então construa o evento baseado nas expectativas deles.

Forneça a cerveja

Assim que você souber quantas pessoas irão participar, já saberá quanta cerveja vai precisar, estimando que cada amostra deverá ter cerca de 120 ml. O ideal é ter uma quantidade maior, para o caso de alguém querer experimentar mais, tanto durante a degustação, quanto após. Você pode pedir que cada convidado traga uma cerveja específica ou você mesmo pode comprar (podendo ser rateado ou não). A vantagem de você mesmo comprar é garantir que as cervejas servidas serão as que você escolheu.

Prepare-se para o evento

Eventos de sucesso requerem planejamento e preparação. Lembre-se que o ideal é passar a maior parte do tempo com os convidados, não procurando copos ou papéis. Mantenha as cervejas na temperatura ideal (de 7 a 10°C para a maioria das Lagers, de 10 a 12°C para a maioria das Ales e de 12 a 15°C para cervejas mais fortes ou escuras). Defina a ordem das amostras baseado na intensidade de cerveja no palato. Não esqueça que as cervejas escuras não são sempre as mais fortes no sabor ou no teor alcoólico. Considere, também, os níveis de amargor e álcool de cada amostra.

degusta_interno2

Defina as expectativas

Antes de iniciar, explique o procedimento para degustar. Você deve experimentar uma cerveja por vez, deixando, em alguns casos, um pouco para comparação. Considere a dinâmica do seu grupo. Você quer que eles comentem logo em seguida ou pensem sobre o que estão degustando antes? Você quer que eles tomem nota? Você irá liderar o grupo como um instrutor? Não tente forçar as pessoas e esteja aberto a mudanças, o ideal é que você seja um facilitador.

Degustar é diferente de beber

Sirva 120 ml, mas encoraje as pessoas a degustar de 40 a 60 ml, inicialmente, para comparar o restante com as próximas amostras. Prepare uma área para cada amostra, com algumas informações de cada. Caso os copos não tenham marcação de medida, dê uma referência, como, por exemplo, “sirva 3 dedos” (no caso de cada convidado precisar se servir).

Mantenha o nível de interesse

A degustação deve ser interativa e os convidados precisam participar, encoraje a discussão. Mantenha-a no nível certo para grupo. Peça as descrições, impressões e opiniões. Peça para eles compararem as amostras e procurar as similaridades e diferenças entre elas. Caso a discussão esteja abaixo do esperado, faça perguntas para fomentá-la ou dê informações sobre o estilo ou sobre a cervejaria.

Seja um bom anfitrião

Forneça comida e água e mantenha o consumo de álcool sob controle. Se tiver um número grande de amostras, faça algumas pausas entre as apresentações. Planeje uma socialização após o evento.

A degustação de cervejas pode ser muito divertida e informativa. O que cada pessoa vai aproveitar dela depende de seus objetivos e dos objetivos do grupo. Certamente, a oportunidade para aprender existe, mas aqueles que desejam apenas se divertir também sairão satisfeitos. Feito de forma correta, a degustação ensinará as pessoas sobre as diferenças das cervejas, sobre os estilos e aumentará as habilidades de avaliação de cada participante. Melhorar a sua percepção sensorial pode torna-lo um consumidor melhor, além de lhe permitir dividir o conhecimento adquirido.

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s