Desenhando em conjunto: a relação entre Comics e Cervejas

Tales-of-the-Legion-of-Ska

A compatibilidade entre quadrinhos e cerveja pode ser vista cada dia mais, com tantos seriados e filmes do gênero nunca tivemos tanto assunto para discutir apreciando uma boa cerveja. Os Comic Books sempre foram tidos como coisa de criança, mas, com a cultura Geek em crescente alta, as pessoas estão percebendo que esse não é mais o caso.

A Arte nos rótulos

Os rótulos têm sido frequentemente uma tela para artistas de comic book. O artista Tim Seeley (Hack/Slash, Revival) ilustrou o rótulo da Zombie Dust, da cervejaria Three Floyds Brewing Co., enquanto a cervejaria Gigantic Brewing Co. modela seus rótulos como capa de quadrinhos. Já a Arcade Brewery levou a arte dos rótulos a outro patamar: contratou artistas e roteiristas de quadrinhos para criarem histórias nos rótulos de suas embalagens de six pack. Os rótulos sempre contaram uma história, mas nunca de forma tão literal. “Festus Rotgut” é um conto em seis “edições” sobre um cowboy zumbi, cada um em um rótulo diferente, e é escrito por Jason Aaron (Scalped, Southern Bastards, Thor) e ilustrado por Tony Moore (The Exterminators, Fear Agent, The Walking Dead). Esta é a primeira six pack story, porém, a Arcade já desenvolveu o processo: primeiro o quadrinho, depois a cerveja.

Aaron e Moore criaram o quadrinho, em seguida, os fundadores da Arcade determinaram quais estilos cervejeiros complementariam a história. O personagem principal (cowboy) sugeriria uma Wheat, enquanto que sua condição de zumbi sugeriria uma cerveja mais escura e condimentada. Combinar comida e cerveja é uma coisa comum, mas essa pode ter sido a primeira a combinar cerveja e quadrinhos. Para a Arcade a questão é: como podemos criar uma experiência melhor em torno da cerveja.

Quadrinhos sobre cerveja

Tivemos grandes quadrinhos, ou, na verdade, Graphic Novels, já que não são fictícios, cobrindo toda gama de tópicos e assuntos. Agora, podemos adicionar cerveja a ela. A Ten Speed Press publicou o comic book “Story of Beer: The World’s Favorite Beverage from 7000 BC to Today’s Craft Brewing Revolution”, escrito por Jonathan Hennessey e Mike Smith e ilustrado por Aaron McConnell. Qualquer um que regularmente precise explicar como uma cerveja é feita pode adquirir esse comic book, por seu valor educacional. Como diz Smith: “O formato graphic novel nos permitiu usar metáforas visuais para explicar conceitos complicados de fabricação.”

The-Comic-Book-Story-of-Beer

Os quadrinhos podem contar uma história grande, tão grande quanto a própria história da cerveja, ou pequena, como a origem de uma cervejaria artesanal. A Ska Brewing publicou “Tales of the legion of Ska” para celebrar seu vigésimo aniversário, apresentando a heroína True Blonde Girl e o maléfico CEO Pinstripe, que representa grandes corporações cervejeiras. O Quadrinho é um clássico David versus Golias. Essas personagens vêm aparecendo nos rótulos da Ska desde o início, colocando-a bem à frente da curva quadrinhos/cervejas. Perguntado o motivo da demora para o lançamento do quadrinho, Dave Thibodeau, um dos fundadores, disse: “para ser honesto, sempre sentimos como se estivéssemos trabalhando nele, e que seria terminado logo. Acho que estávamos muito ocupados produzindo cervejas para ilustrar o comic book”. A filosofia da Ska pode funcionar para todo o movimento comics/cerveja.

Cervejas para “Cons”

Com a massiva presença de personagens de quadrinhos em séries de TV e filmes, as convenções de comics explodiram em popularidade. Grandes grupos de pessoas tendem a tomar cerveja e esses eventos têm fornecido outra ponte entre comics e cervejas. Fãs que estão cansados de andar entre os stands de comics e cosplayers (pessoas que se vestem como suas personagens favoritas) podem se refrescar com uma cerveja desenvolvida especialmente para o evento. Por exemplo, a cervejaria Breckenridge fez a Hulk’s Mash, uma Pale Ale para a Comic Con de Denver.

O caminho de criar e a necessidade de colecionar

Podemos dizer que os fãs de cervejas artesanais e os fãs de quadrinhos se sobrepõem para criar uma comunidade que adora itens especiais. Esse amor por itens especiais é a chave de conexão entre esses universos, ambos os grupos sentem uma necessidade obsessiva de colecionar. Os fãs de quadrinhos sempre em busca das novas edições enquanto que os fãs de cerveja estão sempre em busca de novos estilos ou novos rótulos.

Ambos têm um apreço pelas pequenas diferenças, que passariam despercebidas aos não fãs. Durante as últimas décadas, tivemos milhares de histórias do Batman, retratando a personagem como, desde um psicopata violento, até um detetive paciente. Porém, um verdadeiro fã pode encontrar algo que goste em cada versão dele, assim como um fã de cerveja pode encontrar algo de notório em cada tipo de Ipa ou outro estilo de sua preferência.

Você não poderá apreciar essas variações sem um olhar aguçado, ou um palato aguçado, e uma sensibilidade nerd. A grande conexão entre cerveja artesanal e quadrinhos é que ambos são analíticos e altamente opinativos. Ambos atraem o público geek/nerd por esses motivos.

Nos quadrinhos, a Marvel e a DC são as gigantes equivalentes às grandes cervejarias, mas tanto nos quadrinhos quanto no mundo cervejeiro, as coisas independentes são normalmente mais excitantes e qualquer um com talento pode fazê-las. A cada dia, mais e mais escritores e artistas estão escolhendo publicar seus trabalhos digitalmente de forma independente, da mesma forma que as pequenas cervejarias artesanais criam suas cervejas. O feliz resultado disso é que temos mais sabores e variedades de cervejas e quadrinhos do que nunca.

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s