O estilo American Amber Ale

amberale

O estilo American Amber Ale é um estilo de cerveja artesanal americana moderna, elaborada como uma variação da American Pale Ales. Conhecida simplesmente como Red Ale em algumas regiões, estas cervejas foram popularizadas pelos amantes do lúpulo do no norte da Califórnia e em outras áreas do nordeste do Pacífico dos EUA, antes de se espalhar por todo o país.

O Beer Judge Certification Program (BJCP) define as características do estilo conforme descrito abaixo:

Ingredientes Característicos: maltes Pale Ale, tipicamente norte-americanos de duas fileiras. Maltes Cristal de cor média a escuros. Pode, também, conter grãos especiais que dão uma característica singular. São comuns lúpulos americanos, muitas vezes com sabores cítricos, mas outras variedades também podem ser utilizadas.

Impressão Geral: uma cerveja artesanal âmbar, lupulada, de intensidade moderada, com um sabor maltado de caramelo. O balanço pode variar um pouco, com algumas versões
sendo bastante maltadas e outras sendo agressivamente lupuladas. Versões amargas e lupuladas não devem ter sabores conflitantes com o perfil de malte caramelo.

Aroma: baixo a moderado aroma de lúpulo com características típicas das variedades de lúpulo americano ou do Novo Mundo (frutas cítricas, florais, pinho, resina, picante, frutas tropicais, frutas de caroço, berries ou melão). Um caráter de lúpulo cítrico é comum, mas não é obrigatório. Moderadamente baixo a moderadamente alto maltado (geralmente com um caráter caramelo moderado), que pode dar sustentação, equilíbrio, ou às vezes mascarar a apresentação do lúpulo. Ésteres variam de moderado a nenhum.

Aparência: cor âmbar a marrom acobreado. Espuma moderadamente grande, farta, de tom marfim, com boa retenção. Geralmente bastante límpida, embora as versões dryhopped podem ser um pouco turvas.

Sabor: moderado a alto sabor de lúpulo com características típicas de variedades de lúpulo americano aaa2ou do Novo Mundo (frutas cítricas, florais, pinho, resina, picante, frutas tropicais, frutas de caroço, berries ou melão). Um caráter de lúpulo cítrico é comum, mas não obrigatório. Os sabores de malte são moderados a muito intensos e, geralmente, mostram um inicial dulçor maltado, seguido por um sabor de caramelo. Malte e amargor de lúpulo são geralmente equilibrados e reciprocamente sustentados, mas pode variar de toda forma. Ésteres frutados podem ser de moderados a não estarem presentes. Dulçor de caramelo e sabor/amargor de lúpulo pode perdurar até o final com médio a completo equilíbrio.

Sensação de Boca: corpo médio a médio alto. De média a elevada carbonatação. Final geralmente arredondado, sem adstringência. Versões mais fortes podem ter um ligeiro calor alcoólico.

Comentários: podem sobrepor-se na cor com as American Pale Ales mais escuras, mas com um sabor de malte de balanço diferente. Existem variações regionais, sendo algumas delas bastante comedidas e outras sendo bastante agressivas em lupulagem. As versões mais fortes e mais amargas estão agora classificadas no subestilo Red IPA.

Comparação de Estilos: mais escuro, mais acaramelado, com mais corpo, e geralmente menos amarga no balanço do que as American Pale Ales. Menos álcool, amargor, e caráter de lúpulo do que as Red IPAs. Menos intensidade, malte, e caráter de lúpulos do que as Amarican Strong Ales. Não deve ter um chocolate forte ou caráter tostado, que pode sugerir uma brown ale americana (embora em pequenas quantidades são aceitas).

Estatísticas

OG: 1.045 – 1.060

FG: 1.010 – 1.015

IBUs: 25 – 40

SRM: 10 – 17

ABV: 4.5 – 6.2%

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s