Como despertar seu sexto sentido cervejeiro

sampler_1

Apreciar uma cerveja é uma experiência totalmente sensorial, onde os 5 sentidos são envolvidos pelo prazer da bebida. Nós vemos a cerveja. Nós tocamos a cerveja com nossas papilas gustativas. Nós até ouvimos a carbonatação escapar quando abrimos uma lata ou garrafa. Mas, o que pode mexer com sua cabeça é que, além dos sentidos tradicionais, você está experimentando um sexto sentido sintético toda vez que prova uma deliciosa cerveja.

“Como assim? Tá bêbado? ” Não, toda vez que você bebe uma cerveja, invoca um sexto sentido oculto, quase como o Homem-Aranha.

Então o que ele é? É a habilidade de identificar sabores.

Aguçando seu sexto sentido

Para todos vocês que acreditam que sentem os sabores na língua, tenho uma novidade: ela é capaz de identificar apenas 5 sabores, doce, salgado, azedo, amargo e umami. Isso é apenas parte do processo de beber uma cerveja artesanal. Suas glândulas olfativas, responsáveis por coletar os aromas e enviá-los ao cérebro para identificação, também estão fazendo a mágica acontecer. Uma maneira simples de demonstrar isso é o teste do doce de canela. Se você tapar o nariz e colocar o doce de canela na boca, o que sente? Quando destapar veja o que mudou.  Quando você tapa o nariz, corta a porção do aroma do sabor, percebendo assim, apenas os 5 sabores básicos, neste caso, o doce. Ao destapá-lo, os aromas voláteis são percebidos e combinados com as mensagens de sabor da língua, para sintetizar o sabor junto ao cérebro. Esse sabor sintetizado manifesta-se como o sabor de canela em sua língua, mesmo ela percebendo apenas o dulçor. Sem o olfato, o sabor é limitado.

O nariz humano é um instrumento altamente especializado. Podemos não ser capazes de seguir o rastro de animal em uma trilha, mas, nosso nariz provê uma tonelada de informações que, entre outros usos, nos ajuda a identificar e aproveitar coisas que colocamos na boca, como as deliciosas cervejas artesanais.

Apesar desse nosso instrumento superespecializado chamado nariz, como qualquer ferramenta, técnica e manutenção vão garantir que ele funcione em todo seu potencial. Existem, aproximadamente, 200 componentes químicos que determinam o sabor de uma cerveja. Levando isso em consideração, veja abaixo como praticar a degustação e desenvolver seu sexto sentido cervejeiro.

Quatro maneiras de praticar a degustaçãosensoryevaluation1

Cobrir e agitar

O aroma, combinado com o gosto, são percebidos como sabor em nosso cérebro. Pense nos componentes do aroma como pequenas bolhas que escapam da cerveja e explodem ao atingir certa altitude. Evitando com que essas bolhas escapem e, agitando o copo de maneira a criar uma espiral, fazemos o aroma ficar concentrado, tornando assim, mais fácil a saturação do olfato.  Use essa técnica para perceber os ésteres frutados e fenóis condimentados que são tão importantes em uma German Hefeweizen, por exemplo.

A “passada rápida”

Os componentes de enxofre podem ser fortes, portanto, o método da “passada rápida” é muito útil para evita-lo. Ao mover o copo rapidamente sob seu nariz, você tem a percepção do aroma sem estragar, temporariamente, seu senso olfativo.

Lembra quando falei que o aroma tem a forma de pequenas bolhas? Pois bem, algumas delas estouram em níveis específicos. Se você está tentando perceber esses componentes, o melhor é começar de longe e fazer algumas “passadas rápidas”. Em determinado momento, você será capaz de perceber o aroma, quase como se as bolhas ainda não tivessem estourando.

O teste da pele

Você já imaginou uma cerveja ser testada como uma moeda? As cervejas são metálicas por diversos motivos. Se você pensa que uma cerveja tem um gosto metálico, tente esfrega-la na sua pele. Se ela for metálica, sua pele reagirá com a cerveja e ficará com um aroma metálico também. Isto se deve aos componentes que são reativos à sua saliva e óleos corporais.

Soltar o ar

Não esqueça que seu sexto sentido cervejeiro combina gosto e aroma para formar o sabor. Quando você prova uma cerveja, tente engolir enquanto mantém sua boca fechada e exalando ar pelo nariz, você perceberá diferentes aromas. Usando seu olfato retronasal, algumas cervejas podem ter sabores diferentes.

Use essas técnicas para identificar todos os maravilhosos sabores e aromas e desenvolver mais seu sexto sentido cervejeiro. Apenas lembre-se do que faz uma cerveja agradável e do que pode ser considerado como defeito.

 

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s