A importância de um copo “limpo para cerveja”

Já falamos bastante sobre os copos e suas particularidades, mas, é sempre bom frisar a importância de se ter o padrão “copo limpo para cerveja”. Isso para garantir que, todo o árduo trabalho de criar uma excelente degustação, não seja arruinado por um copo inadequadamente higienizado.

Não seria ruim se algo como poeira ou resíduos comprometesse essa copo_sujo2experiência? Não podemos deixar isso acontecer! Um copo que não esteja “limpo para cerveja” pode alterar o aroma, comprometer o sabor e a aparência. Afinal, quase toda cerveja merece ter uma bela espuma para manter o oxigênio fora e o aroma dentro.

Pode parecer difícil de acreditar, mas a cerveja é diferente de qualquer outra bebida quando se trata da importância do copo. Sabe-se que a carbonatação é hidrofóbica, ou seja, ela é repelida pela água. Nada fará com que ela fuja da água, consequentemente, suas bolhas subirão para o topo de sua cerveja. Essa qualidade hidrofóbica da carbonatação torna vital a necessidade de se ter um copo perfeitamente “limpo para cerveja”.

Mas o que é um copo “limpo para cerveja”? É aquele livre de qualquer impureza, resquícios de detergente, cerveja, gordura, brilho labial, batom ou qualquer coisa que prenda o gás carbônico a ela.

Essas áreas sujas agem como núcleos, fazendo com que bolhas se prendam a elas em seu entorno. Sempre que você serve uma cerveja em um copo que não está livre de impurezas é possível ver esses resíduos ocultos, mesmo o copo estando aparentemente limpo.

O manual de qualidade da Brewer’s Association descreve o copo “limpo para cerveja”copo_sujo como aquele que permite a formação ideal de espuma e nunca apresenta o padrão de bolhas presas na parede do copo, na parte líquida da cerveja.

As bolhas presas na parte interna do copo é o sinal mais óbvio que ele não está limpo. Não importa o que está causando isso, eu é que não quero beber assim rsrsrs.

 

Como conseguir um copo “limpo para cerveja”

Uma cerveja servida em um copo limpo será convidativa, com uma espuma consistente. Veja abaixo algumas dicas da Brewer’s Association.

  • Lave o copo separado de outras louças
  • Deixe-o secar naturalmente para evitar os eventuais fiapos do pano
  • Enxágue o copo antes de servir para remover a poeira ou outras partículas
  • Evite congelar o copo. Os cristais de gelo agem como núcleos na formação excessiva de espuma

Muito se deve ao copo. Se você quer garantir uma grande degustação, esteja certo de ter um copo “limpo para cerveja”. Saúde!

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s