O que são Growlers?

growler_interno2

O que é um Growler? Não estamos falando do navio USS Growler, nem de um pequeno iceberg, ou qualquer outra coisa associada ao nome. Estamos falando daquele recipiente, com aparência de jarro, utilizado para carregar cerveja direto da fábrica para sua casa. Existem muitas especulações sobre a origem do growler, veja abaixo algumas.

No final dos anos 1800 e início dos 1900, a cerveja fresca era carregada do pub local para a casa das pessoas em uma espécie de balde galvanizado. Dizem que, quando a cerveja era transportada no balde, era possível escutar o som do gás carbônico escapando pela tampa e, deste modo, o termo growler (resmungão) foi cunhado.

Hoje em dia, um growler é simplesmente um jarro de cerveja de 2 litros (aproximadamente). Entretanto, alguns podem ser realmente extravagantes, com tampa de cerâmica e alças de metal (estilo germânico).

Os growlers não são novidade, mas estão ficando incrivelmente populares. Dos tradicionais growlers de vidro até os feitos à mão em cerâmica e aos modernos de aço inoxidável, todos têm algo em comum: não importa qual estilo de cerveja você acondicione neles, se não os limpar da maneira correta, a qualidade será afetada.

Dicas de limpeza

  • Use detergente neutro.
  • Use uma quantia moderada de detergente, para que ele fique bem limpo e não deixe resíduos químicos.
  • Assim que ele ficar vazio, lave e enxágue, deixando-o secar naturalmente.
  • Após a limpeza, guarde-o com a tampa aberta.

growler_interno1

Dicas de segurança

  • Tenha em mente que, não importa de qual material ele é feito, growlers são contêineres pressurizados, portanto, devem ser capazes de aguentar as pressões exercidas pela carbonatação.
  • Se a tampa for de rosca, dê preferência para as de plástico. As tampas de rosca de metal não deixam o ar escapar, caso a pressão seja muito grande.
  • Growlers de vidro com gravações, rachaduras ou lascados não são seguros, pois a capacidade de suportar a pressão será bem menor.
  • Para evitar uma explosão ou o estilhaçamento do vidro, não deixe o growler esquentar muito, nem congelar, pois ambas ações aumentam a pressão, especialmente se ele estiver muito cheio (sempre deixe cerca de 5% de espaço livre).

 

Agora que você já viu algumas dicas de higiene e segurança, é só aproveitar e encher o
seu com a sua cerveja artesanal preferida!

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s