Os 5 estilos mais indicados para o Verão

interno1

Cada estação do ano tem seus estilos de cerveja mais apropriados, mas, quando se trata de calor, qual o mais indicado?

Para ser honesto, não há como errar quando o sol está a pino e você abre uma deliciosa cerveja. Porém, algumas com baixo teor alcoólico e alta refrescância são perfeitas para a estação.

O verão começou e, com ele, chegam os dias muito quentes e fins de semana preguiçosos, que pedem estilos leves, não muito alcoólicos e verdadeiramente refrescantes. Veja abaixo algumas sugestões para você aproveitar ao máximo.

Saisons

Esse estilo seco e condimentado foi feito para o verão. Originou-se nas fazendas da Bélgica, sendo fabricadas no inverno e armazenadas até a chegada dos meses mais quentes. Originalmente, não havia um consenso sobre o estilo, cada fazenda usava ingredientes diferentes e, mesmo hoje, é possível encontrar uma grande variedade de sabores dentro do estilo. Em geral, tendem a ter entre 5 e 8% de ABV, muito carbonatadas, baixo sabor de lúpulo e toques de frutas e condimentos.

Goses

Este é definitivamente um dos estilos mais incomuns. São produzidas com sal e coentro. Parece muito estranho, nós sabemos, mas não o descarte antes de experimentar, você pode se surpreender!

Tem sua origem como uma especialidade regional da cidade alemã de Goslar, nos anos 1500, e chegou à popularidade nos anos 1800. Na metade do século 20 foi quase extinto e agora está ressurgindo entre os apreciadores aventureiros. O baixo ABV (cerca de 4%), o corpo leve com uma pitada de sal e o azedinho a tornam uma opção refrescante para os dias quentes.

Pale Ales – Session IPAs

As grandes IPAs, encorpadas e cheias de sabor de lúpulo, são muito boas e muito populares e estão entre as mais vendidas, mas, quando você está preparando um cooler para o dia na praia, o alto teor alcoólico e os sabores agressivos podem ser um exagero. Na segunda ou terceira garrafa sua cabeça está rodando e seu paladar estragado.

Pegue mais leve e escolha uma humilde Pale Ale, que também possui muito sabor de lúpulo, porém, mais balanceada e menos alcoólica.

Outra opção é a Session Ipa. Os produtores querem que você acredite que ela possui todainterno2 agressividade do lúpulo que nós gostamos, mas com baixo ABV. Alguns vão dizer que ela é uma mera Pale Ale com um marketing melhor. Ou você pode ficar com as Pale Ales mais amargas, o que prejudica o balanço, uma
vez que alto amargor com baixo ABV pode deixar a cerveja desagradável. A escolha é sua!

Witbiers

Como as Saisons, este é um estilo Belga, mais leves e com sabores mais orientados para levedura e malte do que para o lúpulo. Na verdade, antigamente ele nem entrava na equação, os fabricantes usavam uma mistura de condimentos e outras hervas.

O corpo claro e nebuloso, com sabor de verão, vem do uso não filtrado de trigo e a alta carbonatação. A mistura de coentro e laranja, com um leve sabor condimentado e um ABV em torno de 5% a tornam uma excelente escolha para um final de tarde ensolarado.

Blondes

É o estilo mais simples. Não é complexo nem possui sabores agressivos, mas, quando feito corretamente, é um forte candidato para beber durante os meses mais quentes. Você pode encontrar exemplares com lúpulo, condimentados, inspirados nas cervejas Belgas e muito mais. Em sua forma mais pura, uma Blond Ale tem baixo sabor de lúpulo, baixo sabor de malte, poucas notas de levedura e baixo ABV. Basicamente baixa em todas as características. Feita para ser simples com alto drinkability. Ideal para um longo e ensolarado dia ou para servir aos amigos num churrasco de domingo.

 

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s