Saiba mais Sobre a Data de Validade das Cervejas

interno

Ao limpar a geladeira você encontra uma cerveja a tempos esquecida. O que fazer? Devo me recompensar pelo esforço de limpar e tomar um gole? Ou devo jogá-la fora e evitar um desagradável gosto de cerveja vencida? É o que iremos responder!

A cerveja realmente vence?

Você provavelmente já viu a data de validade nas cervejas. A maioria das garrafas e latas as tem hoje em dia, o que significa que, tecnicamente, aquela cerveja irá vencer. Porém, ela não vence da mesma maneira que outras coisas de sua geladeira o fazem.

Ao invés disso, a qualidade das cervejas tipicamente declina com o passar do tempo, afetando seu corpo e sabor. Se você notar que uma cerveja perdeu carbonatação, ou não tem mais aquele frescor ou sabor pleno, verifique a data de validade. Ela pode estar vencida.

Para nossa alegria, beber cerveja vencida normalmente não é perigoso, embora possa parecer às suas papilas gustativas. Desde que você armazene-a corretamente, e ela não esteja danificada, não deve haver problemas. O pior que (normalmente) pode ocorrer é ter uma dor de barriga, caso ela esteja vencida a muitos meses.

Algumas cervejas como Barley Wines, Lambics e Imperial Stouts, na realidade, ficam com um sabor melhor ao envelhecerem, como um bom vinho. Normalmente, quanto mais escura e forte a cerveja é, melhor ela envelhece.

Então, quanto tempo dura uma cerveja antes de estragar?

O tempo que uma cerveja dura após o envase realmente depende do tipo específico de cerveja e das condições de armazenamento. Normalmente, a cerveja ainda está 100% até 4 meses após o envase. Depois desse período ainda é seguro consumir, apenas sua qualidade começa a decair.

Cervejas envasadas em garrafas e, que tenham um ABV de 9% (ou superior), podem, normalmente, ser armazenadas por mais de um ano e ainda ter um sabor melhor! Embora essas cervejas também sofram o mesmo declínio em sabor e estrutura, elas foram feitas para ter um sabor melhor conforme envelhecem.

Como fazer a cerveja durar mais

A maneira como você armazena pode realmente afetar por quanto tempo ela vai manter sua integridade. Segue uma lista de coisas que você pode fazer para que ela dure mais:

Mantenha-a armazenada em uma temperatura entre 7 e 12°C. Isso deve fazer com que ela dure o máximo possível. Se não puder manter a essa temperatura, deixe-a na geladeira.

Não exponha a cerveja à luz. A exposição direta e prolongada pode mudar o balanço químico, alterando o sabor.

Não deixe sua cerveja ficar muito quente. Se armazenada em um local muito quente, por muito tempo, ela pode superaquecer, podendo coalhar o sabor e o aroma.

Não congele a cerveja. Se você congelá-la, terá que esperar ela degelar para poder consumi-la e, esse degelo diminuirá seu sabor.

Saúde!

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s