Dicas para Apreciar uma Boa Cerveja

internoAlgumas dicas do que fazer e do que não fazer na hora de apreciar sua cerveja!

Tome mais de um gole quando experimentar uma cerveja nova. O aroma pode ser tentador e mortal. Sabores podem ser complexos. O retrogosto pode ser confuso e ilusório. Portanto, tenha calma, saboreie um pouco mais antes de decidir se você gosta ou não de uma cerveja.

Aprecie sua cerveja na temperatura correta. Isso não quer dizer o mais gelado possível. Por quê? Bem, a sensação de gelado inibe os receptores de sabor da língua e, portanto, se ela estiver muito gelada, você está entorpecendo seu paladar para qualquer nuance de sabores. As Ales britânicas, as Barley Wines e as Bocks vão realmente se abrir se servidas ligeiramente geladas.

Utilize o tipo correto de copo. Os copos estilo tulipa, Pint e caldereta são todos de grande beleza. Aprenda a saborear sua cerveja no copo correto, não apenas pelo lado visual, mas também para maximizar o sabor. Sim, o tipo correto de copo pode realçar sua cerveja, seja por mantê-la mais gelada ou por fornecer maior área para ela arejar, por exemplo.

Preste atenção ao ABV (Alcohol by volume – teor alcoólico). A indústria de cervejas artesanais é uma viagem maravilhosamente louca e, com isso, algumas cervejas bem potentes foram criadas. Algumas IPAs (India Pale Ale) e Imperial Stouts estão entre as cervejas com dois dígitos no teor alcoólico. Nada de queimar a largada, pessoal!

Experimente suas cervejas em ordem. Normalmente, ao experimentar diversas cervejas de uma vez, como em um sampler, é uma boa prática começar com a cerveja que tem a sensação na boca mais leve e o menor índice ABV, passando para as mais fortes e robustas. Isso preserva seu paladar e evita que você perca as nuances de sabor das cervejas mais fracas. Tente não regredir nessa escala, assim seu paladar não ficará atrapalhado.

Tome nota das suas experiências. Anote o que gostou e o que não gostou, diferenças de sabor, novos rótulos e recomendações. Você pode usar algum sistema online de classificação para manter um registro das suas cervejas favoritas.

Não armazene sua cerveja em lugares com muita luz. A luz é o fator principal em deixar a cerveja ruim. Uma garrafa de cerveja pode tornar-se mais sulfurosa quando exposta a luz solar. Este é o motivo pelo qual algumas cervejarias optam pelas garrafas de vidro marrom, elas bloqueiam a maior parte da luz, protegendo assim a cerveja. Este também é o motivo dos barris serem completamente cobertos.

Não armazene sua cerveja muito quente. Tente armazenar suas cervejas em uma temperatura abaixo da temperatura ambiente e, quando for compra-las, tente pegar as que estão refrigeradas, mesmo se você não as for consumir imediatamente. O calor pode acelerar o processo de perda de frescor da cerveja.

Não beba com o estômago vazio. Clássico erro de iniciante. Alimentar-se antes de beber muda a forma com que seu corpo metaboliza o álcool. Resumidamente, significa que, ao invés de sentir-se embriagado após sua primeira cerveja, você será capaz de apreciar mais essa experiência cervejeira.

Não use perfume ou similares. Cheiros fortes podem interferir no aroma das cervejas, especialmente nas com aroma e sabor sutis. Tente manter-se, e seus arredores, livre de cheiros fortes enquanto experimenta novas cervejas.

E, por fim, mas não menos importante, não beba e dirija. Simples assim! Saúde!

 

Compre online em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s