Cervejas em lata ou em garrafa?

Quando se trata de cerveja, o recipiente no qual ela é envazada gera muita discussão. É o velho embate garrafa de vidro X lata. A coisa é tão séria que defensores de cada têm argumentos apaixonados para garantir que um é melhor que o outro. Mas, afinal de contas, tem realmente alguma diferença entre a bebida de um recipiente ou outro?

Segundo o mestre cervejeiro, professor, diretor e co-fundador do Instituto da Cerveja Brasil, Alfredo Ferreira, é cada vez mais comum que, no fundo, o produto seja exatamente igual. “Normalmente, o líquido é o mesmo. Às vezes, a cerveja está saindo do mesmo tanque, abastecendo uma linha de latas e outra de garrafas”, diz. Mas nem sempre foi assim.

Antigamenteenvaze, era prática comum em algumas cervejarias fabricar uma bebida com um pouco menos de gás carbônico para a latinha. “Para não correr risco da lata estufar no momento da pasteurização”, explica. No entanto, essa diferença é praticamente imperceptível para o consumidor, garante. Além disso, é cada vez menos comum, e as especificações da cerveja para lata ou garrafa são as mesmas.

Segundo Paulo Schiaveto ­- mestre-cervejeiro e engenheiro de produção formado, respectivamente, em Louvain-la-Neuve (Bélgica) e na USP – o tempo de maturação para as cervejas em lata, garrafa ou barril é sempre o mesmo nas macrocervejarias. A cerveja engarrafada é um pouco mais carbonatada (de 5% a 10%) do que a de lata ou barril. Uma vez que o material vedante das tampinhas é relativamente mais permeável aos gases, a diferença garante que a cerveja na garrafa mantenha a sua carbonatação ao longo do prazo de validade. Isso faz com que a cerveja na latinha e o chope sejam levemente mais “suaves” ao paladar.

Na maoiria dos casos, ao contrário do chope, tanto as cervejas em lata quanto em garrafa recebem antioxidantes. Os mais usados são o metabissulfito de sódio ou potássio e o isoascorbato. O mestre diz, contudo, que tais compostos praticamente não alteram o sabor e o aroma.

A pasteurização das cervejas em lata e em garrafa altera levemente o sabor dos líquidos em relação ao chope, que não necessita passar pela ação. Schiaveto lembra, entretanto, que nos últimos anos o processo de pasteurização vem se modernizando muito, no que tais diferenças vêm diminuindo com o advento de novas técnicas de microfiltração e envasamento asséptico. Alguns processos industriais, inclusive, tornam desnecessária a pasteurização.

À exceção das latas de 5 litros — mais comumente conhecidas como KEG — as quais utilizam ligas de ferro em sua composição e podem deixar a cerveja com sabor metálico ou oxidado, o mestre-cervejeiro diz que a grande maioria das latinhas é feita com material bastante inerte (assim como o vidro das garrafas), com a vantagem de proteger a cerveja da ação prejudicial da luz. Em qualquer dos casos, as composições químicas, tanto das latas quanto das garrafas, não alteram o sabor da cerveja.

Vantagens e desvantagens de cada envaze

Apesar de no aroma, no sabor e na cor os líquidos serem quase sempre idênticos, garrafas e latas têm diferenças. E uma delas pode, sim, interferir na qualidade da bebida, mas ao contrário do que muitos pensam, é a lata quem leva vantagem. “A lata protege contra a luz um pouco mais do que a garrafa”, diz Alfredo. Isso é importante pois a iluminação, seja ela natural ou artificial, pode causar um defeito chamado light-struck.

A grosso modo, esse efeito causa um aroma desagradável na bebida. Ele é a degradação da molécula que dá amargor ao lúpulo, o iso-alfa-ácido. Na presença da luz ele se quebra e dá o light-struck, que é associado com o cheiro de “gambá”. Garrafas mais escuras, como as tradicionais âmbares, são um pouco mais protegidas desse problema do que outras.

Ecologicamente, ambos os envazes possuem vantagens. Financeiramente, no entanto, o envaze em lata no país ainda é restrito às grandes cervejarias, pois a tecnologia de enlatamento exige um investimento muito alto, dificilmente suportado por empresas menores.

Compre online em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s