O Estilo American Pale Ale

American Pale Ale (APA) é um estilo de cerveja Pale Ale desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1980. As American Pale Ales tem teor alcoólico em torno de 4,5 a 6,2%, com quantidades significativas de lúpulo americano tipicamente Cascade. Apesar dessa cerveja utilizar levedura e malte americanos, é o lúpulo americano que distingue uma APA de uma Pale Ale britânica.

O estilo está próximo de uma India Pale Ale (IPA), entretanto, IPAs são mais fortes e possuem lúpulo assertivo. O estilo também está próximo de uma American Amber Ale, estas são mais escuras e maltadas, devido ao uso de malte cristal.

A American Pale Ale tornou-se um estilo de cerveja artesanal internacional, com adaptações locais surgindo em muitos países com o crescimento vertiginoso do mercado de cerveja artesanal. Estilos lupulados podem variar desde a clássica adição de amargor aos exemplares mais modernos com retardada explosão da Lupulagem.

O Beer Judge Certification Program (BJCP) classifica da seguinte forma este estilo:

Impressão Geral: uma clara, refrescante e lupulada ale, contudo com malte de apoio suficiente para fazer uma cerveja equilibrada e de bom drinkability. A presença de lúpulos limpos pode refletir variedades clássicas ou modernas de lúpulos americanos, ou do Novo Mundo, com uma vasta gama de características. Uma intensidade média de lúpulos está presente, geralmente balanceados, para ser mais acessível que as modernas American IPAs.

Aroma: moderado a forte aroma de lúpulos apa_internoamericanos ou do Novo Mundo, com uma vasta gama de possíveis características, incluindo cítricos, floral, pinho, resina, especiarias, frutas tropicais, frutas de caroço, berries ou melão. Nenhuma dessas características específicas são necessárias mas o lúpulo deve ser aparente. O maltado de baixo a moderado dá sustentação à apresentação dos lúpulos e pode mostrar, opcionalmente, pequenas quantidades de maltes especiais (de pão, torradas, biscoito e caramelo). Ésteres frutados variam de moderado a nenhum. O dry Hopping, se usado, pode adicionar notas de grama verde, embora este caráter não deva ser excessivo.

Aparência: de dourado claro a âmbar claro. Espuma branca (moderadamente volumosa) para bege claro, com boa retenção e geralmente bastante límpida, embora as versões com dry-hopping podem ser um pouco turvas.

Sabor: sabor moderado a alto de lúpulos, geralmente, indicando um caráter de lúpulos americanos ou do Novo Mundo (cítrico, floral, pinho, resinoso, picante, frutas tropicais, frutas de caroço, berries, melão, etc.). O caráter granulado-maltado (de baixo a moderado) dá sustentação à apresentação dos lúpulos e pode mostrar, opcionalmente, pequenas quantidades de maltes especiais (de pão, torradas, biscoito). O balanço é, normalmente, em direção final aos lúpulos e amargor mas, a presença de malte deve ser sólida e não perdida ao fundo. Os sabores de caramelo são, muitas vezes, ausentes ou bastante restritas (mas são aceitáveis, desde que eles não colidam e atenuem a presença dos lúpulos). Ésteres frutados de levedura podem ser de moderado a nenhum, embora muitas variedades de lúpulos sejam bastante frutadas. Moderado a alto amargor de lúpulo com um final de semi-seco a seco. O sabor de lúpulo e de amargor, muitas vezes permanece ao final mas, o retrogosto, geralmente, deve ser limpo e sem aspereza. O dry hopping (se usado) pode adicionar notas de grama cortada, embora este caráter não deva ser excessivo.

Sensação de Boca: corpo médio-baixo a médio. Moderada a alta carbonatação. Final geralmente macio, sem adstringência e aspereza.

Ingredientes característicos: maltes claros tipicamente norte-americanos. Lúpulos americanos ou do Novo Mundo, com uma ampla gama de características admissíveis. Levedura ale americana ou inglesa (neutra a levemente frutada). Grãos especiais podem adicionar caráter e complexidade, mas, geralmente, correspondem a uma porção relativamente pequena do grist. Grãos que acrescentam sabor de malte e riqueza, leve dulçor, e notas de pão ou leve tostado são frequentemente usados (juntamente com lúpulo final) para diferenciação das marcas.

Comparação de Estilos: normalmente de cor mais clara, mais limpa em fermentação de subprodutos, e tendo menos sabores de caramelo. Pode ser que exista alguma sobreposição na cor entre American Pale Ale e American Amber Ale. As American Pale Ale serão, geralmente, mais limpas, com menor perfil de maltes caramelados, menos corpo, e muitas vezes mais lúpulos no final. Menos amargor no balanço e intensidade de álcool do que uma American IPA. Mais equilibrada, com maior drinkability, menos intensidade de lúpulos e amargor do que uma American IPA com intensidade de Session IPA.

Estatísticas:

OG: 1.045 – 1.060

FG: 1.010 – 1.015

IBUs: 30 – 50

SRM: 5 – 10

ABV: 4.5 – 6.2%

Experimente em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s