Spiced Beer: Cervejas e Condimentos

A relação entre cerveja e culinária vai além da harmonização da bebida com o cardápio, ela está na própria fabricação da cerveja, nas cervejas condimentadas (Spiced Beers).

O BJCP (Beer Judgement Certification Program) usa as definições comuns ou empregadas em culinária de especiarias, ervas e vegetais, e não aquelas botânicas ou científicas. Em geral, as especiarias são sementes secas, vagens de sementes, frutas, raízes e cascas das plantas usadas para aromatizar alimentos. Ervas são plantas de folhas ou partes de plantas (folhas, flores, pétalas, caules) usadas para aromatizar alimentos. Os vegetais são produtos vegetais comestíveis salgados ou menos doces, utilizados principalmente para cozinhar ou, às vezes, comer cru. Vegetais podem incluir algum fruto botânico. Esta categoria inclui explicitamente todas especiarias da culinária, ervas e vegetais, bem como nozes (qualquer coisa com ‘nut’ no nome, incluindo coco), pimentas, café, chocolate, pétalas de abeto vermelho, rosas, hibiscos, cascas de frutas/raspas (mas não suco), ruibarbo, e similares. Não inclui frutas da culinária ou grãos. Aromas e sabores de açúcares e xaropes fermentáveis (néctar de agave, xarope de bordo, melaço, sorgo, melado, mel, etc.) podem ser incluídos apenas em combinação com outros ingredientes e não deve ter um caráter dominante.herbSpice

Impressão Geral: uma união harmoniosa de especiarias, ervas e/ou vegetais e cerveja. O caráter de especiarias, ervas e/ou vegetais deve ser evidente mas em balanço com a cerveja, não tão em destaque como a sugerir um produto artificial.

Aroma: o caráter das especiarias, ervas e/ou vegetais devem ser perceptíveis no aroma; contudo, note que algumas especiarias, ervas e/ou vegetais (por exemplo, o gengibre e a canela) tem fortes aromas e são mais distinguíveis do que outros – pelo que se permite uma gama de caráter e intensidade das especiarias, ervas e/ou vegetais, desde sutil até a agressivo. O caráter individual de cada especiaria, erva e/ou vegetal pode não ser sempre identificável(is), quando utilizado em combinação. O aroma de lúpulo pode estar ausente ou balanceado, com especiarias, ervas e/ou vegetais dependendo do estilo. As especiarias, ervas e/ou vegetais devem adicionar uma complexidade extra à cerveja, mas não ser tão imponente a ponto de desbalancear a apresentação resultante.

Aparência: a aparência deve ser apropriada para a cerveja-base declarada e aos ingredientes especiais declarados. Para cervejas de cores mais claras com especiarias, ervas ou vegetais que apresentam cores distinguíveis, as cores podem ser notórias na cerveja e possivelmente na espuma. Pode ter alguma turbidez ou ser límpida. A formação de espuma pode ser adversamente afetada por alguns ingredientes, tal como o chocolate.

Sabor: tal como acontece com o aroma, o caráter sabor característico associada com a especiaria, erva e/ou vegetal particular deve ser perceptível, e pode variar em intensidade de sutil a agressivo. O caráter individual de cada especiaria, erva e/ou vegetal pode não ser sempre identificável quando utilizado em combinação. O balanço da especiaria, erva e/ou vegetal com a cerveja subjacente é vital, e o caráter de especiaria, erva e/ou vegetal não deve ser nem artificial e/ou avassalador, a ponto de sobrecarregar a cerveja. Lúpulo de amargor, sabor, sabores de malte, teor de álcool, e subprodutos de fermentação, tais como ésteres, devem ser apropriados para a cerveja base e ser harmonioso e equilibrado com os sabores de especiaria, erva e/ou vegetal distinguíveis presentes. Algumas especiarias, ervas e/ou vegetais são inerentemente amargos e podem resultar em uma cerveja mais amarga do que o estilo da cerveja base declarada.

Sensação na Boca: sensação na boca pode variar dependendo da cerveja base selecionada e do quanto é apropriada para ser inserida à cerveja base. Corpo e níveis de carbonatação devem ser apropriados para o estilo da cerveja-base que está sendo apresentado. Algumas especiarias, ervas e/ou vegetais podem adicionar corpo adicional, embora adições fermentáveis podem diluir a cerveja. Algumas especiarias, ervas e/ou vegetais podem adicionar um pouco de adstringência, embora um caráter “rústico e puro” do condimento é indesejável.

Balanço geral é a chave para apresentar uma boa cerveja com especiarias, ervas ou vegetais. As especiarias, ervas e/ou vegetais devem complementar o estilo original e não sobrecarregá-lo.

Experimente em http://www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s