O copo certo para cada tipo de cerveja

Pode não parecer, mas o copo utilizado para beber cerveja pode fazer muita diferença no resultado da sua degustação: cada copo possui uma função específica com relação à formação de espuma da cerveja, além de influenciar fortemente na percepção dos aromas.

Então, antes de escolher o copo para degustar a sua cerveja, que tal conhecer as principais variedades que estão disponíveis no mercado?

Confira abaixo uma lista organizada pelo site Brejas:

Copo 1

  1. Copo Pilsner: este copo é destinado para as cervejas Pilsen, já que possibilita uma boa formação de espuma e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. No Brasil, costuma ser chamado erroneamente de Tulipa.

    Copo 2

  2. Copo Lager (chope): é o copo mais utilizado no Brasil, indicado para as cervejas do tipo Lager ou chopes. Ao contrário do que muitos pensam, este copo não é o mesmo utilizado para cervejas Pilsen.

    Copo 3

  3. Caldereta: este copo é mais utilizado para English e American Ales e também para algumas Lagers escuras e IPAs. Também leva o nome de Shaker.

    Copo 4

  4. Pint: o copo mais famoso dos pubs ingleses e irlandeses. Ele é ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts, como a Guinness.

    Copo 5

  5. Weizen: perfeito para cervejas do tipo Weiss ou Weizen, possibilita a expansão do creme que costuma ser denso. Geralmente possuem 500ml para possibilitar que todo o conteúdo das garrafas de Weiss seja colocado no recipiente, assim como os resíduos e sedimentos ao fundo.

    Copo 6

  6. Tulipa: recomendado para cervejas com espuma densa, como a Duvel e outras Strong Ales belgas, já que também permite uma boa expansão do creme. Não confundir com o copo Pilsner, que costuma ser chamado de Tulipa no Brasil.

    Copo 7

  7. Cálice: também chamado de Goblet, é utilizado principalmente para as cervejas trapistas belgas. Possibilitam a manutenção do creme e uma maior percepção dos aromas complexos destas cervejas. Também pode ser utilizado para os estilos belgas Dubbel, Tripel e Quadrupel.

    Copo 8

  8. Flauta: apesar de serem mais utilizados para espumantes, também são recomendados para cervejas dos tipos Faro, Lambic, Gueuze ou as champegnoises. O fato de serem esguios possibilita que o creme demore mais para se dissipar, mantendo as qualidades da cerveja no copo.

    Copo 9

  9. Caneca: utilizada geralmente para cervejas vendidas na pressão e chopes. A maioria é feita de vidro grosso e possuem alças para ajudar com o peso da cerveja.

    Copo 10

  10. Caneca Mass: típica caneca de 1 ou meio litro, ideal para grandes festivais como o Oktoberfest, na Alemanha.

    Copo 11

  11. Yard: similar a um tubo de laboratório, vem acompanhado de um suporte de madeira ou outro material. É bastante utilizado pela cervejaria Pauwel Kwak.

    Copo 12

  12. Taça: as taças não estão ligadas a nenhum estilo específico e podem ser utilizadas para beber qualquer tipo de cerveja.

    Copo 13

  13. Tumbler: utilizado para cervejas do estilo Witbier. Como essas cervejas não formam muito creme, o copo não precisa ter a boca fechada.

    Copo 14

  14. Cilíndrico: normalmente usados para cervejas Kölsh e Altbier, mas também utilizados para outros estilos como Fruit Beers. Permitem uma boa formação de espuma, mas prejudicam um pouco a percepção dos aromas.

    Copo 15

  15. Conhaque: são indicados para Barley Wines, Eisbock e Imperial Stouts, ou seja, cervejas fortes. São ótimos para capturar os aromas, permitindo agitar a cerveja em movimentos rotativos leves. Também ajudam na manutenção de espuma.

Para encontrar esses e diversos outros copos, entre em www.cervejariavirtual.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s