Cervejas trapistas: tradição e excelência

As cervejas chamadas trapistas são conhecidas mundialmente por sua excelência e pela longa tradição na elaboração de suas receitas. Essas cervejas são produzidas e comercializadas pelos monastérios trapistas, que fazem parte de uma congregação religiosa católica que vem produzindo cervejas e bens de consumo desde a Idade Média.

O primeiro monastério trapista, por exemplo, na Abadia de La Trappe (França), já possuía sua própria cervejaria no ano de 1685. De acordo com a International Trappist Association, atualmente apenas 11 monastérios no mundo produzem essas autênticas cervejas trapistas, totalizando 12 marcas diferentes de cerveja: as belgas Achel, Chimay, Orval, Mont des Cats, Rochefort, Westvleteren e Westmalle, a Stift Engelszell (Áustria), a La Trappe (Holanda), a Zundert (Holanda), a Spencer (USA) e a Tre Fontane (Itália).

Os monastérios trapistas também produzem uma série de outros produtos, como vinhos, pães, queijos, chocolates, produtos de limpeza e higiene pessoal e artigos religiosos.

Conheça abaixo algumas das principais cervejas trapistas:

Trappist_Beer_2013-08-31

1. Westmalle Dubbel

A Westmalle Dubbel é uma autêntica cerveja trapista com refermentação na garrafa. De coloração marrom avermelhada, apresenta um colarinho cremoso com fragrância de malte. O sabor é rico e complexo, com toques herbais, frutados e levemente amargos. É extremamente equilibrada e deixa uma sensação suave na boca, com um final longo e seco.

2. Chimay Blue

A cervejaria Chimay é conhecida mundialmente por produzir as mais conceituadas cervejas belgas trapistas. A Chimay Blue Cap pertence ao estilo Dark Strong Ale, com coloração marrom escura opaca e média formação de espuma. Seus aromas lembram o malte tostado, caramelo e chocolate, assim como as notas frutadas da fermentação que remetem à ameixa, frutas vermelhas e vinho do porto.

3. La Trappe Blond

A La Trappe é elaborada desde 1884 na cervejaria da Abadia Cisterciense Nossa Senhora de Koningshoeven, na Holanda. Essa Blond Ale é uma cerveja balanceada e refrescante, com espuma densa e sabores frutados, condimentados e levemente amargos.

4. Rochefort 10

Autêntica cerveja do estilo trapista e uma das mais famosas do mundo, é produzida pelos monges da Abadia de Notre-Dame de St. Remy, na Bélgica. Com alto teor alcoólico, apresenta uma bela coloração de cobre escuro e sabor caramelizado e picante, com notas frutadas de cacau e ameixa. Seu aroma tem toques de nozes, cravo e frutas vermelhas.

5. Westmalle Tripel

Chamada de “mãe de todas as tripels”, a Westmalle Tripel foi fabricada pela primeira vez na abadia de Westmalle em 1934 e mantém até hoje a receita original. É uma Cerveja trapista de coloração dourada e textura macia e cremosa. Fabricada com o processo de refermentação na garrafa, apresenta um aroma frutado com um agradável toque amargo do lúpulo. Uma Cerveja excepcional, fina e elegante.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s