10 cervejas para degustar no inverno

Quando chega o inverno, muitas pessoas acreditam que as baixas temperaturas pedem um vinho ou alguma outra bebida quente. Mas você sabia que diversas cervejas combinam perfeitamente com esse tempo e são perfeitas para degustar com queijos e fondues?

Muitas vezes, alguns estilos mais encorpados e de coloração escura, como as Stouts e Porters, combinam ainda mais com queijos do que os vinhos tintos que costumamos tomar aqui no Brasil. Quanto mais alcoólica e complexa for a cerveja, menos refrigeração ela irá necessitar: a Porter, por exemplo, costuma ser servida de 8 a 12 graus, e a Stout, de 13 a 15 graus. Com estes estilos, recomenda-se a harmonização com queijos duros ou azuis.

Além disso, a cerveja proporciona uma excelente combinação com vários ingredientes e receitas, oferecendo características que não estão presentes na maior parte dos vinhos, como o amargor do lúpulo e os sabores e aromas torrados e/ou caramelizados do malte. Há ainda uma diferença essencial: a carbonatação (gás) da cerveja ajuda a limpar as papilas gustativas e a cortar a gordura dos queijos.

Confira abaixo 10 dicas de cerveja para degustar durante esse inverno:

Cervejas escuras

A Tupiniquim Chocolate é uma cerveja do estilo Sweet Stout de coloração marrom escura e espuma bege. Recebe adição de açúcar de cana na sua receita e apresenta aroma de chocolate, caramelo e baunilha.
Com 8% de teor alcoólico, apresenta coloração preta com creme denso, castanho e persistente. Seu aroma remete café, chocolate, caramelo e tostado. Seu paladar mostra as características dos maltes torrados, com textura aveludada, levemente amarga e adocicada.
Cerveja tradicional do estilo Stout, reconhecida pela cor escura, quase preta, e pelo aroma torrado. É cremosa e levemente amarga, produzida com maltes especiais importados da Alemanha e notas suaves de caramelo, toffe, chocolate e café intenso.
A Bier Hoff Cocada Preta uniu o estilo inglês da Robust Porter à brasilidade do coco e do cacau. Escura, com espuma bege e cremosa, apresenta aromas de chocolate, café, coco e baunilha. O coco queimado lhe confere um sabor tostado que harmoniza perfeitamente com as percepções de chocolate amargo trazidas pelos maltes especiais e pelo cacau.
A Melindrosa leva mel em sua composição. Mas não se engane! Ele não traz nenhum dulçor à cerveja. É uma American Brown Ale bem seca, com o aroma do mel contrastando com os sabores tostados dos maltes e complementando os aromas cítricos dos lúpulos americanos. Uma cerveja com corpo bem definido e alto drinkability.
A Dama Bier Stout é uma cerveja de coloração marrom escura e boa formação de espuma, com aromas torrados e notas de café, chocolate e caramelo que acompanham o sabor. Apresenta amargor alto e combina muito bem com chocolate e defumados.
A Cerveja Evil Twin Yin é uma Imperial Stout que apresenta o equilíbrio Taiji, filosofia chinesa de equilíbrio expressa na arte marcial conhecida como Tai Chi Chuan. É uma cerveja intensa, com destaque para o malte tostado, café e chocolate amargo. A cervejaria aconselha misturá-la com a Evil Twin Yang, uma Imperial IPA.
Autêntica cerveja do estilo trapista e uma das mais famosas do mundo, é produzida pelos monges da Abadia de Notre-Dame de St. Remy, na Bélgica. Com alto teor alcoólico, apresenta uma bela coloração de cobre escuro e sabor caramelizado e picante, com notas frutadas de cacau e ameixa. Seu aroma tem toques de nozes, cravo e frutas vermelhas.
É a cerveja mais tradicional do tipo “Rauchbier” da Alemanha, produzida na região de Bamberg. Com coloração castanho avermelhada e teor alcoólico de 5,1%, é produzida através da exposição do malte à fumaça de lenha de faia, o que proporcionada um forte sabor defumado e amadeirado.
Três cervejarias, duas cidades, uma paixão. Esta cerveja colaborativa é uma realização multinacional entre a Nøgne Ø (Noruega) e as brasileiras Tupiniquim e Colorado. O resultado é uma cerveja escura e forte estilo Quadruppel e teor alcoólico de 8,5%,envelhecida em barris de carvalho e com adição de açúcar mascavo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s