8 cervejas com aromas e sabores de café

Coffee-Beer

Que o café e a cerveja estão no topo das bebidas mais consumidas no mundo não é segredo para ninguém. Mas você sabia que as duas bebidas podem ficar deliciosas juntas?

Ainda que não pareça, café e cerveja não são tão diferentes como costumamos pensar: ambos exigem a torrefação de grãos, oferecem efeitos estimulantes advindos da cafeína e do álcool e possuem uma grande comunidade de fãs ou adictos.

Não faz muito tempo que as cervejarias começaram a testar essa combinação, utilizando grãos de café em suas receitas ou apenas oferecendo um aroma bastante similar. Em algumas Stouts e Porters, o sabor de café está aparentemente na receita, ainda que os grãos não tenham sido utilizados na fabricação. Isso acontece devido à utilização de maltes escuros e também à torra dos grãos: quanto maior o grau de torrefação, mais intensas são as notas de café na cerveja.

Algumas cervejarias também utilizam um método conhecido como “Cold toddy”, que já provou ser uma das melhores maneiras de adicionar sabores de café às cervejas. Basicamente, o processo substitui a água quente pela água fria: os grãos são adicionados à água em baixa temperatura e descansam entre 18 e 48 horas, deixando o líquido com sabores e aromas ricos de café. Depois, ele é misturado com a cerveja.

A combinação das bebidas funcionou tão bem que, em 2004, a World Beer Cup adicionou o estilo Coffee Flavored Beer à competição. Desde a data, inúmeras cervejarias começaram a testar novas receitas para participar do concurso.

Confira abaixo 8 dicas de cerveja fabricadas ou aromatizadas com café:

1. Cerveja Blondine Volcano Coffe
A Blondine Volcano Coffee é uma cerveja de coloração preta e espuma cremosa, fabricada com grãos de café de origem arábica. Apresenta aroma intenso de café e sabor equilibrado, com notas tostadas do malte, leve chocolate amargo e predomínio do café, lembrando um expresso gelado.

2. Cerveja Mikkeller Coffee IPA
Essa cerveja é uma edição limitada Brewed For Brazil, uma linha de seis rótulos criada para agradar o paladar brasileiro. Trata-se de uma IPA de coloração dourada e espuma cremosa, fabricada com adição de café. No aroma, notas herbais e marcantes de café.

3. Cerveja Colorado Demoiselle
Demoiselle é o nome de um dos aviões inventados por Santos Dummont, que passou parte da infância na região da Alta Mogiana, onde seu pai foi um dos grandes expoentes no cultivo do café. E é esse ingrediente tipicamente brasileiro, combinado com maltes importados, que dá o toque singular no sabor e no aroma desta preciosa cerveja.

4. Cerveja Morada Etilica Hop Arábica
Produzida em parceria entre a Morada Cia Etílica e o Lucca Cafés Especiais, a Hop Arábica une as duas bebidas mais consumidas pelos brasileiros: a cerveja e o café.

5. Cerveja Dama Stout Dark Lady
A Dama Bier Stout é uma cerveja de coloração marrom escura e boa formação de espuma, com aromas torrados e notas de café, chocolate e caramelo que acompanham o sabor. Apresenta amargor alto e combina muito bem com chocolate e defumados.

6. Cerveja Schornstein Stout
Cerveja forte, encorpada e com 8% de teor alcoólico, apresenta coloração preta com creme denso, castanho e persistente. Seu aroma remete café, chocolate, caramelo e tostado. No paladar, notam-se características dos maltes torrados, com textura aveludada, levemente amarga e adocicada.

7. Cerveja Tupiniquim Monjolo Imperial Porter
Eleita a melhor cerveja do Brasil no RateBeer em 2016, apresenta coloração negra e espuma bege de boa formação. Seu aroma é dominado por notas de torrefação que lembram o café, caramelo tostado e licor de alcaçuz. O sabor é torrado, com toques de café, toffee, baunilha e chocolate. O final é amargo e lupulado.

8. Cerveja WÄLS Petroleum
Produzida com diversos tipos de grãos escuros, apresenta corpo aveludado, licoroso e denso. Possui aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo e amargor equilibrado. Maturada com cacau extra bruto/torrado belga.

Leia mais: Você sabe a diferença entre a Stout e a Porter?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s