American IPA x English IPA: qual a diferença?

IPA

O estilo India Pale Ale (IPA) nasceu durante a colonização inglesa na Índia, por volta da década de 1780. A viagem entre metrópole e colônia chegava a durar mais de 6 meses, e era muito comum que as cervejas chegassem ao seu destino deterioradas e impróprias para consumo. Foi aí que tiveram a ideia de fazer uma cerveja mais encorpada e com bastante lúpulo, que pudesse ser conservada por mais tempo.

A IPA caiu no gosto dos ingleses da época, tornando-se posteriormente um dos estilos mais apreciados pelos amantes de cerveja. Com o passar dos anos, diversas variações da receita original surgiram ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, na década de 80, muitas cervejarias artesanais resolveram criar uma nova versão dessa cerveja inglesa utilizando lúpulos americanos, a qual conhecemos hoje como American IPA.

A English IPA apresenta um alto amargor, mas ao mesmo tempo é suave na boca, com um final amargo e lupulado. A American IPA tem um perfil mais lupulado em comparação com as inglesas, que apresentam um sabor mais clássico. A principal diferença entre elas é a origem dos lúpulos: enquanto os lúpulos ingleses conferem características mais florais, picantes e terrosas às cervejas, os lúpulos americanos oferecem um sabor que lembra frutas tropicais.

Quer sentir a diferença na boca? Dentre as cervejas do estilo American IPA, experimente a Psicót’IPA, a Flying Monkeys Smashbomb Atomic IPA e a Anchor IPA. Para sentir a diferença com a English IPA, prove a Meantime IPA, a Brooklyn East IPA e a Fuller’s IPA. Você pode encontrar inúmeros rótulos destes estilos no site da Cervejaria Virtual.

Depois, conte pra gente o que achou! 😉

Leia mais:
Saiba como fazer uma cerveja IPA
Qual a diferença entre a IPA e a APA?

Anúncios

Um comentário sobre “American IPA x English IPA: qual a diferença?

  1. Há outra diferença expressiva, enquanto a AIPA é bem seca (fermentação bem atenuada) a fermentação da EIPA é mais suave, deixando a cerveja com mais corpo (menos atenuada).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s