Qual a diferença entre a Pilsner e a Helles?

Pilsner

Os estilos Munich Helles e Pilsner são bastantes similares e, por isso, muitas pessoas confundem as características de cada um. Mas você sabe qual as principais diferenças entre essas cervejas da família Lager?

As cervejas do estilo Helles são originárias de Munique, na Alemanha. Fabricadas pela primeira vez em 1894, elas surgiram como uma forma de competir com as cervejas Pilsner da República Tcheca, que já conquistavam o mercado mundial.

A Helles tem uma presença mais marcante do malte e é um pouco mais encorpada, já que a água disponível na região é considerada mais dura, ou seja, com um alto teor de sais. Hoje, as Helles garantiram espaço na indústria cervejeira e são largamente consumidas durante a Munich Oktoberfest, o festival de cervejas mais famoso do mundo.

Já as cervejas Pilsner (também chamadas de Pilsen ou Pilsener) são cervejas do tipo Lager originárias da cidade de Plzeň, na República Tcheca. Elas foram fabricadas pela primeira vez em 1842 e hoje representam mais de dois terços das cervejas fabricadas no mundo inteiro. Elas levam em sua receita uma água mais mole, que se traduz em cervejas claras, leves e pouco encorpadas. Outra característica que as difere das Helles alemãs é a maior quantidade de lúpulos, o que resulta em cervejas levemente mais amargas e muito mais aromáticas.

Leia mais: 
Conheça as cervejas Pilsner e aprenda a fazer a sua em casa
4 perguntas que você nunca fez sobre a cerveja Pilsen

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s