As cervejas fabricadas com malte de trigo são geralmente associadas a dois estilos principais: a Weizenbier ou Hefeweizen (também chamada de Weiss), de origem alemã, e a Witbier, produzida principalmente na Bélgica e na Holanda. Enquanto as cervejas do estilo Weizen são bastante encorpadas e possuem aromas de banana e cravo, as Witbiers são mais leves e levam especiarias como coentro e casca de laranja em suas receitas.
Há, no entanto, um outro tipo de cerveja de trigo que surgiu nos Estados Unidos na década de 80: a American Wheat Ale. Esse estilo é inspirado nas clássicas cervejas Hefeweizen, mas não possui os sabores de banana e cravo como as tradicionais. Geralmente produzidas com no mínimo 30% de trigo – menos do que as alemãs -, as Wheat Ales são cervejas mais leves, claras, refrescantes, com pouca formação de espuma e de sabor mais limpo.
A diferença entre os dois estilos também está na origem e na quantidade de maltes e lúpulos. Enquanto as Weizen alemãs quase não levam lúpulo, as Wheat são mais amargas e utilizam maltes e lúpulos americanos em suas receitas, o que pode trazer um sabor mais cítrico e de especiarias. Produzidas geralmente na temporada de verão, muitas pessoas gostam de servi-la com rodelas de limão para valorizar essas características.
A primeira cerveja do estilo a ser produzida nos EUA foi a Anchor Summer Wheat, um exemplo prototípico do que chamamos de American Wheat Beer. Hoje, o estilo continua a crescer com inúmeras variações – fabricadas com malte escuro para uma cor mais pronunciada, malte de centeio para novos sabores e várias combinações de lúpulos que lhe conferem características complexas e amargas. Muitas também são utilizadas como base para Fruit Beers que levam framboesa, cereja, damasco e até mesmo melancia. Alguns exemplos deste estilo são a Schofferhofer Grapefruit e a Júpiter Tanger.
Ficou com água na boca? Experimente a dinamarquesa Bear Beer Wheat e as nacionais Madalena American Wheat e Backer Wheat Beer.
Leia mais: Witbier ou Weissbier? Confira o guia definitivo para degustar cervejas de trigo
Aprenda a fazer uma American Wheat Ale
Receita para 20 litros
OG: 1,079
FG: 1,020
ABV: 7,7%
IBU: 29
Cor: 15,8 EBC
Maltes
4,0kg Malte de Trigo – 12 EBC
3,5kg Malte Pilsen – 1,2 EBC
450g Malte Munich tipo II – 22 EBC
10g Malte Carafa I – 900 EBC
Lúpulos
5g Perle (8,5% a.a.) – a 90min
30g Perle (8,5% a.a.) – a 60min
15g Saphir (3,7% a.a.) – a 10min
30g Saphir (3,7% a.a.) – a 0min
50g Saphir (3,7% a.a.) – Dry Hopping por 10 dias
Fermento
1 pacote fermento líquido Wyeast 3068 (starter de 2L) ou 2 pacotes de fermento seco Fermentis US-05
Brassagem
35°C por 60min – acidificação
56ºC por 20min – parada protéica
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out
Fermentação
18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)
Maturação
0ºC por 10 a 14 dias
Caso você nunca tenha preparado uma cerveja e precise de ajuda com o modo de preparo, você pode acessar este link, em que a cervejaria escocesa Brewdog explica quais equipamentos utilizar e os procedimentos que devem ser tomados para garantir a qualidade da sua cerveja. Boa degustação!
Ótima dica para uma cerveja deliciosamente frutada!
CurtirCurtir