Lei de Pureza Alemã completa 500 anos

O que é a lei da pureza alemã da cerveja? Será que ela continua sendo respeitada? Saiba mais sobre a lei que faz 500 anos

Lei de Pureza

Quem nunca olhou para a tradição como sinônimo de qualidade? Talvez você já tenha segurado uma garrafa de cerveja e concluído que se trata de um produto confiável ao ler no rótulo: “fabricada de acordo com a lei de pureza alemã de 1516”. Se esta lei é tão antiga e dura até os dias de hoje, com certeza coisa ruim não é. Porém, como muitas das coisas que resistem ao tempo, a lei da pureza alemã surgiu por um motivo, mas teve que se modificar com o passar dos anos para continuar se encaixando no mundo.

Em 23 de abril de 1516, o duque Guilherme IV da Baviera promulgou uma lei responsável por restringir os ingredientes da fabricação da cerveja. Tais ingredientes eram: água pura, malte de cevada e lúpulo. Naquela época, não era todo mundo que dominava a técnica de produzir a bebida, o que implicava na existência de muita cerveja ruim feita a partir de matéria-prima duvidosa. Com a lei, este problema estaria resolvido: só fabricaria cerveja quem manuseasse bem os ingredientes permitidos.

No século XIX, a visão sobre a cerveja começou a mudar. Descobriu-se que a fermentação de cevada para a sua produção não era a única que funcionava, e leveduras começaram a ser usadas no processo. Isto fez com que a lei se adaptasse às novas descobertas e em cervejas de alta fermentação começaram a ser permitidos maltes de outros cereais, um pouco de açúcar e corantes.

Já que o mundo mudou e, junto com ele, mudou a interpretação da lei, alguns produtores começaram a usar a lei para um novo desafio: produzir cervejas de qualidade usando a criatividade e irreverência. Ou seja, pouco importa a lei da pureza. Ingredientes como leite e café passaram a ser usados para fabricar ótimas cervejas, reconhecidas como tal por ganharem prêmios mundo afora.

Guilherme IV da Baviera foi o responsável por dizer ao mundo: assim deve ser uma cerveja. Durante os anos que se seguiram à lei, o mundo aprendeu a lição. Depois deste aprendizado, aprendeu-se o poder de transformar uma cerveja tradicional sem deixar de fazer dela um produto de qualidade, que com certeza pode ser chamado de cerveja.

+ Confira algumas das melhores cervejas alemãs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s