Rauchbier: saiba como se faz uma cerveja defumada

Rauchbier

Sabe aquele gostinho de “fumaça” que está presente em muitos produtos que consumimos no nosso dia-a-dia? Esse sabor é conhecido como defumado, e está presente principalmente em carnes e embutidos, já que o processo é utilizado para aumentar a durabilidade do produto, podendo durar anos sem estragar, já que a fumaça é bactericida, além de adicionar sabor aos alimentos.

Porém, o que muita gente não sabe é que o processo não está presente apenas em carnes. Por exemplo, o milenar chá Lapsang Souchong, natural da China, também possuí o sabor defumado. As folhas de chá passam por um processo de secagem em fumaça de madeira de pinho, adquirindo o sabor defumado. Esse processo transforma o chá em uma bebida muito rica e peculiar.

Mas esse não é um blog sobre chás, certo? Por isso mesmo, você já deve estar imaginando sobre o que vamos falar: Cervejas Defumadas! Raras, as cervejas defumadas são um tipo bastante diferente de cerveja que podem não agradar a todo mundo, mas garanto que vão te impressionar!

Conhecido como Rauchbier, que significa cerveja defumada em alemão, o estilo tem suas origens na era pré-moderna, já que os primeiros fabricantes de cerveja utilizavam tanto do sol quanto do fogo para secar o malte. Ao longo do tempo, diferentes métodos de preparação do malte foram desenvolvidos para facilitar a fabricação da cerveja, já que a demanda só aumentava. No século 18, a secagem do malte com fornos indiretos tornou-se cada vez mais comum, sendo adotado por praticamente todos os fabricantes. Nesse método, o forno desvia a fumaça do grão, evitando o processo de defumação.

Para que o estilo não se perdesse no tempo, entretanto, algumas cervejarias pelo mundo conseguiram manter suas chamas vivas e ainda produzem cervejas defumadas. A Aecht Schlenkerla Rauchbier é uma das mais tradicionais cervejas Rauchbier da Alemanha, e é produzida na região de Bamberg. Somente as cervejarias Schlenkerla e a Spezial ainda produzem esse estilo na Alemanha, ambas da cidade de Bamberg.

A Aecht Schlenkerla Rauchbier é uma cerveja de coloração castanho avermelhada, e o malte utilizado em sua produção é seco através da exposição à fumaça de lenha de faia. Assim, ela adquire fortes notas defumadas e amadeiradas, que são completamente diferente de tudo que você já experimentou. A harmonização é por semelhança, aproximando a cerveja de pratos que também compartilham do sabor defumado. Carne de porco é uma ótima escolha para combinar com sua Rauchbier. No Brasil, a cervejaria Bamberg também produz uma ótima cerveja do estilo, a Bamberg Rauchbier.

+ Aprenda a fazer uma Rauchbier
Com poucas opções disponíveis no mercado, que tal fazer a sua própria Rauchbier em casa?

Confira abaixo uma receita exclusiva da Cervejaria Virtual:

OG: 1,055
FG: 1,013
ABV: 5,3%
IBU: 30
Cor: 35,4 EBC

Maltes
1,8kg Malte Pilsen – 3,9 EBC
1,0kg Malte Munich – 20 EBC
1,0kg Malte defumado – 5,5 EBC
500g Malte Caramunich II 120 EBC
250g Malte Carapils – 2 EBC
250g Malte Vienna – 7 EBC
100g Malte Carafa III – 1400 EBC

Lúpulos
40g Tettnang (3,9% a.a.) – a 75min
20g Tettnang (3,9% a.a.) – a 30min
20g Tettnang (3,9% a.a.) – a 10min

Fermento
1 pacote W-34/70 ou 1 tubo de fermento líquido German Lager

Brassagem
45°C por 30min
65ºC por 30min
76ºC por 10min (mash-out)
1 tablete Whirfloc nos últimos 15min de fervura
pH a 5,0
Fervura por 90min

Fermentação
12°C por 7 dias (ou seguir recomendações do fabricante)
15º C por 2 dias para reabsorção do diacetil

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias

Caso você nunca tenha preparado uma cerveja e precise de ajuda com o modo de preparo, você pode acessar este link, em que a cervejaria escocesa Brewdog explica quais equipamentos utilizar e os procedimentos que devem ser tomados para garantir a qualidade da sua cerveja. Boa degustação!

Anúncios

2 comentários sobre “Rauchbier: saiba como se faz uma cerveja defumada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s