A origem das cervejas do estilo Bock

Bock

A história das cervejas Bock começou no norte da Alemanha, mais especificamente na cidade de Einbeck, no meio do século 13. Na época, a cidade era um importante membro da chamada “Hanseatic League”, um império de comércio internacional que compreendia centenas de poderosos comerciantes medievais. A especialidade de Einbeck era uma cerveja Ale escura feita com cevada e trigo, exportada principalmente para Munique e para a família real da Bavária.

Em 1590, o Duke Wilhelm V da Bavária resolveu fabricar a sua própria cerveja inspirada pela Ale de Einbeck, buscando recuperar o mercado perdido para os comerciantes do norte. Um ano depois, ele construiu uma cervejaria em Munique para fabricar a bebida.

O sucessor do duque, Maximilian I, foi ainda mais longe. Em 1612, ele contratou um cervejeiro de Einbeck, Elias Pichler, para tornar a cerveja ainda mais parecida com a original. Produzida de acordo com as tradições de Munique, a famosa cerveja de Einbeck se transformou em uma Strong Lager e ficou conhecida como Bockbier. (Fonte: German Beer Institute)

A primeira cerveja do estilo que conhecemos hoje foi fabricada em 1614. Escura, adocicada e levemente lupulada, a coloração da Bock tradicional pode variar do cobre claro ao castanho, com um abundante e persistente colarinho. Seu aroma é maltado, e o sabor é rico com toques de caramelo. Dentro deste estilo pode haver ainda algumas variações, como a Doppelbock, mais alcoólica, e a Weizenbock, uma cerveja de trigo feita com maltes tostados.

Ficou com água na boca? Confira algumas cervejas do estilo disponíveis na Cervejaria Virtual e aprenda a fazer a sua própria Bock em casa:

Receita exclusiva: cerveja Bock

OG: 1,069
FG: 1,017
ABV: 6,9%
IBU: 22,2
Cor: 31,5 EBC

Maltes
3,0 kg Malte Munich – 17,7 EBC
2,0 kg Malte Pilsen – 3,35 EBC
0,250 kg Malte Caramunich II – 110,3 EBC
0,250 kg Malte Caraaroma – 256,1 EBC
0,125 kg Malte Melanoidina – 39,4EBC

Lúpulos
15 g Magnum (13,0% a.a.) – a 60min

Fermento
1 pacote S-23 ou 2 tubos de fermento líquido German Bock Lager

Brassagem
67°C por 60min
76ºC por 10min (mash-out)
1 tablete Whirfloc nos últimos 15min de fervura
Fervura por 90min

Água
18L brassagem e 14L lavagem
Litros Produzidos da Cerveja: 20L

Fermentação
12°C por 7 dias
15ºC por 2 dias para reabsorção do diacetil

Maturação
0ºC a 2ºC por 10 a 14 dias

Caso você nunca tenha preparado uma cerveja e precise de ajuda com o modo de preparo, você pode acessar este link, em que a cervejaria escocesa Brewdog explica quais equipamentos utilizar e os procedimentos que devem ser tomados para garantir a qualidade da sua cerveja. Boa degustação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s