6 dicas de cerveja com sabor de chocolate

chocolate_cacau

Chegou uma das épocas do ano mais esperadas pelos chocólatras de plantão: a Páscoa! Além de uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus e também a mais antiga e importante festa cristã, o feriado é comemorado no Brasil com muito, muito chocolate! E quem disse que os cervejeiros não podem participar dessa celebração?

Algumas cervejas harmonizam muito bem com diferentes tipos de chocolate. As cervejas do estilo Stout, escuras e de alto teor alcoólico, possuem sabores marcante de café e chocolate e combinam perfeitamente com sobremesas a base de cacau. Além delas, os rótulos do estilo Porter, bastantes similares com as Stout, também equilibram seus sabores de malte tostado e adocicado com um bom chocolate.

Leia mais: Diferenças entre a Stout e a Porter

Para que você escolha as melhores cervejas para degustar nesse feriado, te indicamos 6 rótulos com aromas e sabores de chocolate:

  1. Young’s Double Chocolate Stout (Inglaterra)
    Essa cerveja premiada é uma Sweet Stout de coloração negra fabricada com adição de chocolate, o que lhe confere sabor e aroma marcantes. Na boca, o sabor adocicado é equilibrado pela sensação seca e amarga.
  2. Baden Baden Chocolate (Brasil)
    Com uma receita exclusiva, esta edição especial limitada possui corpo leve e aroma com notas adocicadas de cacau. Traduz o equilíbrio perfeito entre o delicioso sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável
  3. Tupiniquim Chocolate (Brasil)
    A Tupiniquim Chocolate é uma cerveja do estilo Sweet Stout de coloração marrom escura e espuma bege. Recebe adição de açúcar de cana na sua receita e apresenta aromas de chocolate, caramelo e baunilha.
  4. Way Beer Avelã Porter (Brasil)
    A Avelã Porter é uma cerveja feita com maltes torrados e extrato de avelãs que realçam os aromas e sabores de chocolate e aveia. Segue o estilo clássico de uma Porter inglesa, mas apesar de ser uma cerveja encorpada e quase opaca, o que a difere das clássicas é o seu sabor de avelãs.
  5. Tupiniquim Monjolo Floresta Negra (Brasil)
    Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Essa receita da Tupiniquim foi baseada na deliciosa Monjolo Imperial Porter, adicionada de uma dose extra de cacau, favas de baunilha e muita framboesa.

 

Ficou com vontade de arriscar e fazer em casa? Confira nossa receita exclusiva de uma Chocolate Stout:

Ingredientes

Maltes
4,0kg Pilsen
0,3kg Chocolate Malt
0,2kg Carafa III
0,4kg Caramunich III
0,4kg Lactose
0,3kg Cacau em pó
10g Extrato chocolate líquido

Lúpulos:
40gFuggles a 60min
7g Kent Golding a 15min

Fermento:
White Labs Yeast 1318 (London Ale III) ~ fazer um starter de 1,5L ou S-04

OG: 1,061
FG: 1,020
ABV: 5,5%
IBUs: 22
COR: 65 EBC

Orientações:
Sacarificação a 67º C por 60min. Adicione a lactose durante a fervura. Adicione o cacau em pó e o extrato de chocolate durante a maturação.
Fermentação por 7 a 10 dias.
Maturação por 10 a 14 dias.

Caso você nunca tenha preparado uma cerveja e precise de ajuda com o modo de preparo,  você pode acessar este link, em que a cervejaria escocesa Brewdog explica quais equipamentos utilizar e os procedimentos que devem ser tomados para garantir a qualidade da sua cerveja.

Boas festas! 🙂

 

Anúncios

Um comentário sobre “6 dicas de cerveja com sabor de chocolate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s