Na última terça-feira (8) aconteceu a premiação do 4º Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado durante o Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau (SC). Neste ano, a premiação recebeu 1469 inscrições, contra 874 do ano passado, um acréscimo de 73%. O júri, composto por 50 jurados brasileiros e estrangeiros, concedeu 89 medalhas de bronze, 78 de pratas e 59 de ouro.

Infográfico: Concurso Brasileiro de Cervejas
O destaque do concurso ficou com a Cervejaria Tupiniquim, que recebeu o maior número de medalhas e foi eleita a cervejaria do ano. O segundo lugar ficou com a Cervejaria Heilige, de Santa Cruz do Sul, e o terceiro, novamente com a Cervejaria Bodebrown. Neste ano, 222 cervejarias estavam inscritas no concurso, um acréscimo de 63% com relação a 2015.
A melhor cerveja do ano escolhida pelos jurados internacionais foi a Maniba Red “Meth”, de Novo Hamburgo (RS), seguida pela RedCor Ryequeoparta, da Cervejaria Araucária, Maringá (PR), e a Urwald Dortmunder Export, de São Vendelino (RS). Novidade neste ano, o prêmio de melhor cerveja com ingredientes nacionais foi para a Ópera Seven´r Inn, de Araraquara (SP), seguida pela Amazon Beer Bacuri e a Amazon Beer Red Ale Priprioca, de Belém (PA).

Infográfico: Concurso Brasileiro de Cervejas
Confira as vencedoras nas principais categorias:
Cervejarias campeãs
1º lugar: Cervejaria Tupiniquim
2º lugar: Cervejaria Heilige
3º lugar: Cervejaria Bodebrown
Melhor cerveja experimental
1º lugar: Backer Reserva
2º lugar: Opera Severine
3º lugar: Backer Julieta
Melhor cerveja comercial
1º lugar: Maniba Red Meth
2º lugar: Araucaria Ryqueoparta
3º lugar: Urwald Dortmund Export
Melhor cerveja com ingredientes/técnicas nacionais
1º lugar: Ópera Seven´r Inn
2º lugar: Amazon Beer Bacuri
3º lugar: Amazon Beer Red Ale Priprioca
A lista completa das vencedoras por estilo pode ser vista neste link.