Leveduras: um bem precioso! Diferenças entre Lager e Ale

lagerxale

Esse post é dedicado a um dos ingredientes mais importantes da receita das amadas cervejas: a levedura. Um ser vivo, da família dos fungos, que é utilizado como base para diversos tipos de fermentação. Nada mais, nada menos que o fermento. Isso mesmo! E esse fermento é elemento essencial na produção da nossa queridinha. Isso acontece porque esse processo de fermentação transforma os açúcares dos cereais usados, o malte de cevada ou trigo, no álcool da bebida.

O que diferencia as cervejas da família Lager das cervejas da família Ale é a levedura utilizada em sua fabricação. Se você é um amante de cervejas artesanais ou acompanha nosso blog, já deve saber disso. Mas e a diferença que há nesses processos de fermentação, você conhece? Pois hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Lager
No caso das cervejas do tipo Lager, especificamente, usa-se a levedura denominada Saccharomyces pastoriuanus. Um tipo de fermentação que ocorre em temperaturas baixas, entre 7ºC e 12ºC. Durante o processo esse fermento se concentra no fundo do fermentador. E desse processo que vem as suas características, como a coloração mais clara e o sabor levemente amargo, além da graduação alcóolica que é inferior. Isso deixa a cerveja menos aromática e mais leve do que as do tipo Ale.

As Lager são as cervejas mais consumidas no mundo todo. E no Brasil, por exemplo, é responsável por grande porcentagem das vendas nas cervejarias. Os estilos de variações das Lage mais conhecidas são: a Pilsen, Helles, Bock, Viena, entre outras.

Ale
Ao contrário do processo das cervejas do tipo Lager, as Ale são fermentadas em temperaturas altas, entre 15ºC e 24ºC, fazendo com que o fermento faça uma camada no topo do barril ou tanque. Esse processo é bastante antigo, o que também influencia em suas características. Tudo isso realça nas cervejas do tipo Ale o seu toque frutado no sabor e no aroma, além de serem mais encorpadas e vigorosas. O processo todo pode levar cerca de sete dias.

Nas variações das Ale, os estilos mais conhecidos são: IPA, Weiss, Brown Sale, entre outras. Mas, apesar disso tudo, cada receita tem algo diferente uma da outra. O cervejeiro pode influenciar e muito nos processos, dependendo do ponto desejado e das técnicas utilizadas. Todo esforço para cada produção tem um segredo único. Além dos tanques, que precisam ser cônicos e pontudos por baixo, facilitando a tarefa de retirar resíduos do líquido que está sendo fermentado.

Independente do tipo da cerveja, ou da marca, ou do valor, você encontrará a que mais vai te agradar em todos esses requisitos. Acesse www.cervejariavirtual.com.br e navegue a vontade para descobrir as deliciosas e variadas Lager e Ale que estão disponíveis no mercado cervejeiro.

Leia mais: Você conhece as três famílias de cervejas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s