A inusitada mistura de cerveja com frutas

cervejas frutadas

Você já ouviu falar em cervejas com adição de frutas? A princípio pode soar um pouco estranho, e até como algum tipo de heresia com a nossa bebida amada. De fato, essas cervejas são diferente de tudo que você já experimentou, mas lembre-se de que uma das características mais importantes de um cervejeiro de respeito é a curiosidade. 😉

Sendo assim, vamos conhecer os dois principais tipos de cerveja que levam frutas em suas receitas?

Lambic

Talvez você já saiba que existem 3 tipos de cerveja: as Ales, Lagers e Lambics (aqui você pode conhecer um pouquinho mais sobre elas). Ao contrário das outras duas famílias, as Lambics não recebem adição de fermentos durante a produção, portanto o processo de fermentação fica por conta das próprias leveduras presentes no ambiente. A acidez resultante deste processo justifica o fato de elas geralmente serem maturadas com frutas, que balanceiam o sabor. Não costumam, porém, ser cervejas com dulçor elevado, e harmonizam bem com queijos fortes.

Um ótimo rótulo para conhecer o estilo é Oud Beersel, que leva framboesa em sua composição.

Fruit beer

Fruit Beer é o nome dado a qualquer cerveja, seja ela de trigo, cevada ou outro tipo de cereal, que receba adição de suco de frutas. A quantidade de suco presente na fórmula pode variar, mas costuma girar em torno de 10%, fazendo com que elas tenham um sabor adocicado e sejam altamente refrescantes. Como cada fruta possui características próprias de aroma e sabor, uma Fruit Beer pode ser completamente diferente da outra. Elas caem bem com chocolates e bolos, e são uma ótima pedida para um dia quente.

Experimente a Floris Framboise, outra cerveja com framboesa, e tente encontrar as diferenças entre ela e a Oud Beersel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s