Por que pagar mais em uma cerveja artesanal?

chopp-1010717_640

Olhando nas prateleiras do mercado, você com certeza já percebeu que existe uma diferença substancial entre os preços das cervejas artesanais e aquelas produzidas por grandes indústrias. E se você é fã de cerveja, também já deve ter se atentado para a grande diferença na qualidade entre elas. Pois bem, é justamente aí que está a explicação explicação para os preços discrepantes: na preocupação das cervejarias artesanais em oferecer ao público um produto com qualidade elevada.

Para começar, as grandes cervejarias industriais produzem quantidades enormes de cerveja, o que torna o controle de qualidade necessariamente menos rígido. Nas cervejarias artesanais mais comprometidas com a consistência da produção, os mestres cervejeiros costumam participar de todas as partes do processo de fabricação, da moagem até o envasamento. A presença constante deste profissional super importante e qualificado contribui muito para a qualidade da cerveja, mas também certamente encarece a produção.

Além disso, é bom lembrar que os insumos utilizados pelas cervejarias artesanais são de alta qualidade, ao contrário do que ocorre com as grandes marcas, que chegam ao extremo de usar  milho e arroz em lugar do malte em suas receitas. Os diferentes tipos de malte e lúpulo são essenciais para que uma cerveja de qualidade apresente suas características próprias, porém estes ingredientes são na maior parte das vezes importados (e pagos em dólar), já que o clima do Brasil não é favorável para este plantio.

Isso significa que todos os esforços para a produção de uma cerveja de qualidade pesam no bolso dos produtores, e acabam sendo repassados para o produtor final. Mas, para quem preza pela qualidade, esse custo a mais vale muito a pena, e significa, além de uma experiência muito mais rica e prazerosa, estimular as cervejarias artesanais que levam a sério esta arte que nós tanto amamos!

Leia mais: A vez das cervejas Artesanais

Anúncios

2 comentários sobre “Por que pagar mais em uma cerveja artesanal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s