Você conhece as 3 familias das cervejas? Ale, Lager e Lambics

pexels-photo-1

No universo cervejeiro existem infinitos tipos diferentes de cerveja para degustar, com variados aromas, sabores e cores. Porém, é importante saber que praticamente todas as cervejas que consumimos estão distribuídas entre três diferentes famílias, de acordo com o tipo de levedura utilizado. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Lager

Cervejas do tipo Lager são aquelas que utilizam levedura de baixa fermentação. Isso significa que, após a transformação do açúcar em álcool e gás carbônico, a levedura sedimenta totalmente no fundo do tanque. Em inglês, é conhecida como bottom fermenting. É conduzida a temperaturas mais baixas, entre 7º e 12ºC.

Existem diversas cores de cervejas Lager, claras ou escuras, mas a Lager padrão costuma ser uma cerveja mais clara, com teor alcóolico entre 3% e 6%. Diversos tipos fazem parte das família Lager, entre eles: Pale Lager, Bock, Vienna Lager, Dark Lager, Pilsener, etc.

Na Cervejaria Virtual você pode experimentar Lagers de diversos lugares do mundo, como a Fritz Natur, uma Standart American Lager de produção nacional, ou a  Premium, uma German Pilsner Alemã.

Ale

De fabricação mais antiga do que as Lager, as cervejas do tipo Ale utilizam levedura de alta fermentação. Ou seja, após as transformações, forma-se uma camada de levedura no topo do barril. Em inglês, é conhecida como top fermenting.

Cervejas Ale são produzidas há milhares de anos em diversos lugares do mundo, e resultam em bebidas complexas, de corpo denso e aromas frutados. São notadamente mais encorpadas, e variam bastante em sua graduação alcoólica – tudo depende do que o mestre cervejeiro deseja.

Quem deseja entrar no universo das cervejas especiais não pode deixar de experimentar alguns rótulos de cervejas do tipo Ale. Sugerimos a Vedett Extra Ordinary IPA, uma Belgian IPA diretamente da Bélgica e a Fritz Dunkel, uma Munich Dunkel nacional.  

Lambics

Existe um terceiro tipo de cerveja não muito conhecido, mas que não pode faltar na adega de um apaixonado pela bebida: São as Lambics. De origem Belga, se destacam pelo seu método de fabricação completamente diferente das outras cervejas: a fermentação ocorre naturalmente, com as leveduras disponíveis no ambiente. Por conta do processo longo, difícil e de alto custo, são cervejas raras, que chamam a atenção pelo sabor ácido.

Se você ficou curioso para experimentar uma Lambic, sugerimos a Timmermans Pêche, uma lambic fabricada com pêssego natural.

Leia mais: Diferenças entre Lager e Ale

Anúncios

Um comentário sobre “Você conhece as 3 familias das cervejas? Ale, Lager e Lambics

  1. Pingback: A inusitada mistura de cerveja com frutas – Blog Cervejaria Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s