Você sabe o que é o malte?

DT6J-lDK0kupGFlGkzsHj3Z7A6UW1chs70jTbBQS8BU

Se você gosta de cerveja, com certeza você já ouviu falar do famoso malte. Mas você realmente sabe o que ele é?

O malte, junto com o lúpulo, a levedura e a água, é um dos ingredientes básicos na fabricação de uma cerveja. Ele nada mais é do que o produto resultante da germinação de um cereal, em um processo chamado de maltagem.

Na maltagem, os grãos são umidificados até que absorvam água suficiente para iniciar a germinação. A entrada da água no embrião ativa enzimas que irão facilitar a transformação do amido do cereal em açúcar fermentável.

Em seguida, eles passam pelo processo de secagem. Neste momento, o cereal passa a ser chamado de malte e pode ser torrado de acordo com o resultado desejado pelo cervejeiro. A torra interrompe a germinação, deixando o cereal, que pode ser cevada, trigo ou algum outro, preparado para entrar na receita.

Os maltes são divididos entre dois tipos principais: o malte base é aquele que entra em maior quantidade na receita, e dá as características principais do estilo que estamos fabricando. Já para alcançar sabores e aromas diferenciados, são utilizados maltes especiais, que entram em menor quantidade na composição.

A escolha do malte, enfim, determina as características principais de uma cerveja, como a cor, o sabor e o corpo. Os maltes torrados, por exemplo, emprestam sua coloração às cervejas escuras, como a Stout, e ainda contribuem com aromas que puxam para o café. Já as Weissbier adquirem seu leve sabor de uma mistura que envolve até 50% de malte de trigo.

Fala a verdade, quanto mais a gente aprende sobre cerveja, mais dá vontade de beber, não é mesmo? 🙂

Leia mais: Você já parou pra pensar sobre como é feita uma cerveja?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s