Afinal, a cerveja que estamos acostumados a chamar de Pilsen no Brasil é realmente merecedora de seu nome?
Na verdade não. A nomenclatura correta para esse tipo de cerveja é American Lager. Ela é uma cerveja que se distingue pela leveza, baixo amargor e cor clara, características atingidas pelo uso de cereais não maltados, como o milho e o arroz, por exemplo.
Mas então o que distingue uma verdadeira Pilsen?
Podendo também ser chamada de Pilsener ou Pils, ela é feita exclusivamente com malte de cevada. É dourada, encorpada, e possui um amargor característico, muito acima daquele apresentado pelas American Lagers.
De onde vem esse nome?
Ela recebeu o nome da cidade onde foi criada. Plzeň é uma cidade da região da Boêmia, onde hoje fica a República Tcheca. Foi lá que, por volta de 1840, o cervejeiro alemão Josef Groll foi chamado para criar uma cerveja diferente, mais clara e refrescante do que as cervejas produzidas na época. A receita deu certo e a Pilsen rapidamente se espalhou pelo mundo, caindo no gosto de cervejeiros de todos os lugares.
A American Lager e a Pilsen tem algo em comum?
Ambas são cervejas da família Lager, o que significa que elas usam leveduras de baixa fermentação, aquelas que agem no fundo do fermentador. Como representantes dessa família, são cervejas refrescantes, claras e possuem um baixo teor alcoólico, geralmente entre 4% e 5%. Apesar disso, a diferença nos cereais utilizados torna o sabor das duas cervejas completamente diferentes.
Leia mais: Conheça as cervejas Pilsner e saiba como fazer a sua em casa
Pingback: Conheça as cervejas Pilsner e aprenda a fazer a sua em casa | Blog Cervejaria Virtual
Pingback: Qual a diferença entre a Pilsen e a Helles? | Blog Cervejaria Virtual