Na verdade existem inúmeros processos diferentes, que dão origem aos mais variados tipos de cerveja. Além disso, temos que lembrar que a escala de produção também não é sempre a mesma: existem cervejas industriais, cervejas produzidas na garagem e todo um espectro entre elas. Ou seja, é importante entender que não existem regras.
Tendo isso bem claro, vamos lá. Como é feita uma cerveja?
Vamos por partes. Primeiro precisamos do cereal. Ele é nossa fonte de açúcares, que quando fermentados, darão origem ao álcool da bebida. O cereal, que geralmente é o malte de cevada ou de trigo, é moído e misturado à água quente, dando origem ao que chamamos de mosto. O mosto é a base de tudo. É o primeiro estágio do que daqui a pouco será nossa cerveja.
Essa mistura super especial é fervida, dando início a um processo chamado de (adivinha só) fervura. É aqui que adicionamos o famoso lúpulo, uma planta de origem europeia, que funciona como conservante natural e é responsável pelo amargor e boa parte do aroma da cerveja. Dependendo do estilo da bebida, o lúpulo pode ser coadjuvante (como na Weissbier) ou o personagem principal (na IPA, por exemplo).
Terminada a fervura, o mosto passa pelo resfriamento, feito com ajuda de uma serpentina com água fria, até chegar à temperatura ideal para as leveduras entrarem em ação. Elas farão a fermentação do mosto, um processo mais demorado que os anteriores, que pode durar mais de uma semana, no qual os açúcares serão transformados em álcool e gás carbônico.
Nesse momento cerveja já está com cara de cerveja, e quase pronta para ser degustada. Algumas variedades ainda passam pela maturação, que pode acontecer no próprio barril onde foi feita a fermentação ou em um recipiente especial. Essa fase é super importante para que os aromas e sabores da cerveja sejam apurados. Acabada a maturação, que em alguns casos chega a demorar anos, é só engarrafar e aproveitar.
Pronto! Agora que você já sabe todo o caminho que a sua bebida favorita faz até chegar geladinha no seu copo, que tal abrir uma garrafinha e fazer um brinde a essa arte milenar que é a produção de cerveja?
Leia mais
Você sabe o que é o malte?
Você conhece as 3 familias das cervejas? Ale, Lager e Lambics
Muito bom, ficaria ainda melhor com mais fotos do processo., Parabéns aos idealizadores , a informação a cultura o conhecimento da nobre arte de fazer cervejas
nos faz ter mais vontade de provar novos sabores.
CurtirCurtir