Witbier ou Weissbier? Confira o guia definitivo para degustar cervejas de trigo

The ocean stirsthe heart, inspiresthe imagination& brings eternaljoy to the soul

As duas são de trigo, tem sua origem na Europa e são deliciosas. Mas será que você consegue diferenciar uma Weissbier de uma Witbier? Preparamos esse comparativo definitivo para você nunca mais se confundir na hora de escolher a sua cerveja a base de trigo. 😉

Weissbier

Muito antiga, a Weissbier tem sua origem na região da Bavária. Leva em sua produção apenas água, lúpulo, leveduras e malte – sempre com mais de 50% de malte de trigo. A maioria dos mestres cervejeiros engarrafam a cerveja sem filtrar, dando a ela seu aspecto turvo, além da cor alaranjada escura.

Assim que você abre a garrafa, os primeiros aromas sentidos lembram um mix de frutas, com destaque para banana. É importante lembrar que não é adicionado banana em nenhum momento da receita, e o aroma é resultado das interações entre o malte de trigo e a levedura, que se mantem na garrafa, já que a cerveja não é filtrada.

A intensidade do sabor varia de acordo com o rótulo e o estilo de cada cerveja, mas todas elas apresentam um gosto adocicado, puxando para as especiarias, como cravo e canela. Saborosa e refrescante, é uma cerveja para ser tomada aos poucos. O retrogosto é excelente, e mantém o sabor de cravo e canela.

Como diferencial, é importante sempre servir a Weissbier no copo específico, conhecido como Weizen. Allto e de boca larga, serve para acentuar as particularidades do estilo. Além disso, seu ritual de consumo é um show a parte: primeiro, despeje quase conteúdo da garrafa no copo inclinado, lentamente. Ao fim, faça movimentos circulares com o que sobrou da cerveja na garrafa, para que ela se misture com a levedura e forme uma densa e deliciosa espuma, servindo por cima. Assim você garante a degustação da sua Weissbier da forma como deve ser.

 

Witbier

Diferentemente da Weissbier, a Witbier tem sua origem na Bélgica. Fabricadas com uma parte maior de trigo não maltado, além de malte de trigo e cevada, são mais leves que suas primas alemãs, além de terem a cor mais clara, mas ainda preservando o aspecto turvo característico de cervejas não filtradas.

O grande diferencial do estilo Witibier é a adição de frutas cítricas e especiarias durante a produção. Tradicionalmente são adicionadas cascas de laranja e sementes de coentro, mas cada cerveja tem sua variação própria: podem levar camomila, aveia, gengibre e até pimenta. Todas esses ingredientes potencializam a refrescância da cerveja, que é uma ótima pedida para dias de sol e pratos com frutos-do-mar.

Com aroma simples e sabor de fácil assimilação, é uma das melhores cervejas para iniciantes. O sabor levemente “apimentado” e cítrico das especiarias pode afastar alguns, mas é o que torna esse tipo de cerveja tão delicioso e refrescante. O copo tradicional é o Tumbler, copo baixo, de base sextavada, e boca larga.

E ai, conseguiu decidir qual o seu estilo favorito? Todas as cervejas de trigo são excelentes para iniciantes, já que apresentam características novas capazes de apaixonar qualquer degustador ocasional. Você pode encontrar cervejas do tipo Weissbier e Witbier na Cervejaria Virtual, além de dezenas de outros estilos. Tá esperando o que pra abrir a sua?

Anúncios

Um comentário sobre “Witbier ou Weissbier? Confira o guia definitivo para degustar cervejas de trigo

  1. Pingback: O copo certo para cada tipo de cerveja | Blog Cervejaria Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s